Projeto desenvolvido pela UEMG em João Monlevade ensina como realizar limpezas de hortaliças para o consumo
Desenvolvido por uma aluna bolsista e uma orientadora, dentro da Universidade do Estado de Minas Gerais, na Unidade de João Monlevade, por meio do Edital PaEx 01/2019, o projeto intitulado “Promoção de saúde pública por meio da análise da qualidade da água utilizada na irrigação de hortaliças fornecidas para alimentação de crianças das escolas municipais da cidade de João Monlevade, MG”, teve o objetivo de analisar se a água utilizada na irrigação de hortaliças distribuídas para as escolas municipais da cidade de João Monlevade se encontravam dentro dos parâmetros de potabilidade da Legislação vigente, conscientizar os produtores rurais em relação às principais fontes de poluição hídrica, o órgão municipal da importância de se avaliar constantemente a qualidade da água para tal finalidade e a população em como realizar a limpeza correta de hortaliças antes do consumo.
Pensando nisso e na conscientização da população acerca da limpeza correta das hortaliças antes do consumo, o projeto decidiu elaborar um passo a passo de como realizar esse processo. Confira abaixo!
A higienização de hortifruti começa no mercado
Pode parecer estranho, mas a higienização de um vegetal começa antes mesmo de chegar em casa. Ao comprar um hortifruti alguns cuidados fazem toda a diferença.
- Verifique se o refrigerador ou congelador do estabelecimento tem um termômetro para controle da temperatura. Os alimentos congelados e refrigerados devem estar armazenados sob temperatura recomendada pelo fabricante.
- Organize-se para que o tempo entre a compra dos alimentos perecíveis e seu armazenamento no domicílio não ultrapasse duas horas.
Produtos utilizar na higienização de hortifruti
De acordo com a nutricionista Sueli Longo, CRN3 599, os produtos indicados para a higienização de hortifrúti são:
- Água corrente
- Hipoclorito de sódio – também conhecido como água sanitária
- Papel toalha.
ATENÇÃO: Quando utilizar o hipoclorito de sódio para higienização, fazê-lo em forma de solução. Essa solução deve ser de 200ppm (uma colher de sopa para um litro de água).
O bicarbonato de sódio não é necessário. “O bicarbonato contém propriedades que podem modificar o produto. Uma folha de alface, por exemplo, irá murchar se entrar em contato com o bicarbonato”, explica Sueli.
O vinagre também não é a melhor opção. O ácido acético não tem a capacidade de eliminar bactérias e microrganismos. Além disso, o uso de produtos de limpeza, como alvejante e detergente, por exemplo, não é o ideal. Esses artigos podem deixar resíduos químicos no alimento caso esses não sejam bem enxaguados.
Em relação à água sanitária é importante ler o rótulo. Ela só deve ser usada se for exclusivamente composta de água sanitária. Existem também produtos específicos para esse fim
Fonte: <https://saberhortifruti.com.br/higienizacao-de-hortifruti/>