Eleições 2020: Temperatura esquenta a cada dia na cidade
Mudanças como o fim da coligação proporcional e a tentativa de criação de aliança em tempo de participar da disputa, influenciam reuniões nos partidos.
No plano político, 2020 já começou sob a expectativa das eleições para prefeito e vereador em João Monlevade. O cenário tende a elevar a temperatura da corrida pela Prefeitura, que, pelo menos, nessa fase pre-liminar, assiste a uma multiplicação de potenciais concorrentes, deven-do ser uma política diferente das demais, podendo inclusive aparecer até mais que quatro candidatos.
Alguns dos nomes devem ficar fora do páreo, já que há legendas com mais de um pré-candidato e, outros, de legendas “nanicas”, devem apare-cer até o prazo final para as convenções partidárias, em 5 de agosto. Exis-tem aqueles que já manifestaram a intenção de concorrer à reeleição, e os que disputaram e foram derrotadas há quatro anos atrás. Cada dia, uma novidade ventila no município e sinaliza um nome diferente. Isso aumenta as expectativas nos bastidores, partidos e eleitores, que aguardam por uma afirmação imediata, o que não acontece. Todos os pré-candidatos estão agindo misteriosamente, muitas reuniões e nada, por enquanto.
A engrenagem segue com alguns nomes. Simone Moreira pode tentar a sua reeleição, sua base afirma que sim. Por fora, correm os nomes de Railton Franklin, que será pré-candidato em outra ala, sem convívio com PT de Laércio Ribeiro, confirmado pré-candidato como cabeça da es-trela vermelha. Conceição Winter afirma que é pré-candidata, no entan-to, como todos os anos, carrega seu mistério.
O empresário Elgen Machado (Machadão) disse que deixou a base aliada de Carlos Moreira e que pretende lançar o seu pré-candidato. Ao lado de Machadão, está Fabrício Lopes, e cogita-se ainda que Guilher-me Nasser e o empresário Nilo da Brahma possam caminhar juntos de Elgen. Esses três nomes serão escolhidos por uma pesquisa popular. Existe ainda a possibilidade, segundo os bastidores, de um novo nome e com apreço político, que deverá aparecer nesses dias, já é conhecido no cenário de João Monlevade. Esse nome estaria analisando a possibilidade do convite feito por um partido da cidade. Por fim, corre também a possi-bilidade do ex-prefeito Fernando Rola, do Município de São Domingos do Prata, apresentar dois pré-candidatos pelo seu partido em João Monle-vade. Estariam sendo sondados Danilo e Luiz Ernesto. Se tudo se confir-mar, pela primeira vez, o eleitor terá que analisar criteriosamente seus candidatos e suas propostas de governo, antes de apertar o dedo nas urnas.
Editorial: Gilson Eloi