João Monlevade e Região

Somente uma parte da Rua Dico Firmino, no Residencial Planalto, chega água do DAE

Famílias se revoltam com a água suja de barro abastecida pelo caminhão pipa 

Moradores da Rua Dico Firmino, quadra 14, no bairro Residencial Planalto, na região do Novo Cruzeiro, clamam que estão sem água faz meses. O Celeste, no mesmo dia, 12 de maio, visitou algumas residências após solicitado por algumas senhoras, alegando donas de casas, revoltadas com o Departamento de água e esgoto, (DAE), de João Monlevade. 

“O DAE não consegue normalizar o abastecimento em todas as residências, desde a entrega das casas do programa do governo federal, ‘Minha Casa minha Vida’, alguns anos atrás”, disse uma delas.

O reservatório responsável pelo abastecimento no bairro, “não tem sido suficiente e sempre com problemas”. Em sua normalidade, a água chega somente nas casas localizadas na parte mais baixa da rua, as famílias que moram na parte de cima, ficam em falta de água constante.

Quando a situação parece que irá melhorar, de acordo com elas, antes mesmo da água cai nas caixas, o ar nos tubos da rede, permanecem quase 20 minutos, prejudicando o processo.  Reclamações são feitas constantes ao DAE, sem alternativas de melhora.  O recurso encontrado por todos é buscar água em uma nascente no pasto, lugar este, que até criações costumam utilizar da água para saciar a sede. Quinze dias atrás, a parte de cima da rua ficou sem água e o caminhão pipa da Prefeitura, foi destinado levar água até as famílias. No entanto, sem condições para uso, apresentou sujeira e com cor de barro. Fato atestado pelo Celeste, no dia.  

 “Como a gente pode, nessa época de coronavírus, manter uma higiene sem ter água apropriada, que é o básico para a população? O absurdo é que pagamos as contas de água e temos como comprovar”, desabafou outra senhora.

 O sofrimento não é somente pela falta de água, os cantos das ruas estão cobertas de entulhos, lixo e muito mato necessitando de capina, outro quadro constatado pela reportagem Celeste.

Os moradores esperam que a situação da distribuição se resolva e recebam atenção também na limpeza da Rua.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest