João Monlevade e Região

CREAS e a nobre causa

Dia 18 de maio, é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.  A coordenadora do Creas, Márcia Aparecida Pereira, juntamente de psicólogas e demais profissionais da instituição em João Monlevade, merecem os parabéns pela organização da campanha, ‘Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes’, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. 

A campanha, traz a ilustração de uma flor, simbolizando uma lembrança dos desenhos da primeira infância da fragilidade de uma flor e a de uma criança. A flor aparece como o intuito proporcionar maior proximidade e identificação da sociedade com a causa do enfrentamento à violência sexual. 

O símbolo

O símbolo surgiu durante as mobilizações do dia 18 de maio, em 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010. Nos últimos anos, o slogan utilizado pela campanha tem sido o ‘Faça bonito.  Proteja nossas crianças e adolescentes’. A proposta é despertar a atenção da sociedade para assumir sua responsabilidade na preservação e no enfrentamento ao problema ligado à violência contra os indefesos

A menina Araceli e a Lei Federal 9.970/2000

A campanha traz informações importantes e precisas sobre o caso da menina Araceli. Uma criança capixaba de Vitória, Espírito Santo, sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada.  Seu corpo apareceu seis dias depois, desfigurado por ácido. Nenhum agressor foi punido. 

Um movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, após forte mobilização, levou a conquista da Lei Federal 9.970/2000, que institui o dia 18 de maio, como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.  

O informativo

O informativo gratuito aborda explicações sobre o que é Violência Sexual, o Abuso Sexual, Exploração Sexual, Pornografia Infantil, Tráfego para fins de Exploração Sexual e Turismo com Motivação Sexual.

O CREAS teve como parceiros na nobre causa, a Polícia Militar, Prefeitura de João Monlevade, Conselho Tutelar, Rede de Ensino Doctum e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Denuncie

Casos de suspeitos ou conhecimento de crianças ou adolescentes sofrendo violência. 

  • CREAS- 98719-9348
  • Conselho Tutelar- (31) 3851-3032- (31) 99721-7966
  • Polícia Militar – 190
  • Direitos Humanos- 100

Violência contra Criança e Adolescente é Crime! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *