Direção do Cicinha Moura recebe projeto para captação de água de chuva e de reservatório
Projeto de escola municipal com horta comunitária possui parceria com Emater, DAE e Movimento Moradia Popular
A proposta de transformar o espaço ocioso da escola municipal Cicinha Moura (bairro Primeiro de Maio) em uma horta comunitária já está rendendo resultados. Na última segunda-feira (30), o diretor do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins, apresentou à direção da escola um projeto de captação de água de chuva e também para a implantação de um reservatório para irrigação da horta.
O encontro contou com a presença da vice-diretora Débora Martins, do representante do Movimento Moradia Popular, Antônio Batista Miranda “Contrapino” e do técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Cristovão Luiz.
De acordo com a vice-diretora da escola, o projeto apresentado pelo DAE vai precisar de várias tubulações para proporcionar a irrigação dos canteiros no terreno de 900 m². Ainda segundo ela, o projeto prevê a construção de laje para as caixas de água e também de duas caixas tanques para captação da água de chuva. Os recursos ainda estão sendo avaliados.
Para a diretora do educandário, Sandra Helena Nascimento, o projeto da horta comunitária não pretende gerar renda para a escola e servirá como espaço para o empreendedorismo, a agricultura e de consciência de valores. Ela explica que no primeiro momento serão cultivadas hortaliças em apenas quatro canteiros e posteriormente, com o projeto pronto e recursos liberados, ele será expandido em toda a extensão do terreno.
Segundo a secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, o projeto de horta comunitária pretende mobilizar a comunidade quanto à produção de alimentos orgânicos. “O projeto traz a família para ainda mais perto da escola”, comenta lembrando que o projeto da horta atua na transformação de áreas improdutivas da escola em espaços de cultivo e socialização.