Médico e empresários serão homenageados pela Câmara de João Monlevade
Duas homenagens foram aprovadas na reunião ordinária da Câmara Municipal de João Monlevade dessa quarta-feira, 19. A primeira delas, de iniciativa do vereador Leles Pontes, concede o Título de Cidadão Honorário do município de João Monlevade ao médico Meirelles Pereira Júnior. Segundo o autor, a homenagem é em reconhecimento do povo monlevadense pela relevante atuação do profissional na área da medicina, buscando inovação e trabalhando com dedicação para oferecer um atendimento de qualidade e digno à população.
Meireles é natural da cidade de Coronel Fabriciano. Foi aprovado para o curso de medicina em 2005, na Faculdade de Medicina do vale do Aço. Após sua formatura em 2011, iniciou como plantonista no antigo PA Municipal e também assumiu plantões no Hospital Margarida. Se especializou em neurologia pela Faculdade de Ciências Médicas em Belo Horizonte. Segundo a justificativa do projeto, Dr. Meireles está sempre disposto a ajudar os pacientes que precisam se submeter a neurocirurgias, os encaminhando para cidades de Ipatinga e Belo Horizonte, onde os procedimentos são realizados via SUS. Aqui no município, ele dedica um dia da semana para atendimento da CISMEPI.
Também na reunião foi aprovado a Moção de Aplauso nº 136, do vereador Gustavo Prandini, aos jovens empreendedoresDouglas Ferreira Vidal, Maycon Vidal e Fernando Cota. A homenagem é pela contribuição dos jovens no desenvolvimento econômico e social de nossa região do Médio Piracicaba, sendo exemplo de superação e inspiração para todos os jovens da cidade.
De acordo com a justificativa da moção, os homenageados vêm se destacando como empresários no ramo cervejeiro, desde a criação da Cervejaria Prussia Bier, onde são produzidas 19 estilos de cerveja. A empresa já recebeu vários prêmios pela qualidade do produto entre outros quesitos.
Mais aprovações
O projeto de lei nº 1.307/2022, de iniciativa do Executivo, foi aprovado. A matéria altera a Lei Municipal nº 2.430/2021, que trata do Plano Plurianual para o quadriênio de 2022 a 2025 e a Lei nº 2.477/2022 que trata das Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2023.
O líder do Governo, Belmar Diniz, explicou que o projeto é de adequação e de planejamento do plano de governo, bem como alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Segundo ele, as adaptações ocorrem porque os programas sociais, por exemplo, sofrem alteração e precisam ser regulamentados por lei no município.
Requerimentos Aprovados
Ainda na reunião foram aprovados onze requerimentos. De autoria do vereador Tonhão (Cidadania) foram:
– nº 45, requerendo informações concernente ao assoreamento das galerias da avenida Wilson Alvarenga, que margeiam o bairro Areia Preta até o final da referida avenida;
– nº 46, requerendo informações sobre a largura, cumprimento e espessura da camada asfáltica usada no bairro Pedreira;
– nº 47, requerendo informações com relação ao não nivelamento da Quadra do bairro Pedreira, pois este ano foram destinados recursos para realizações de obras no local, mas em dias de chuva, o que se vê é água empossada por toda a quadra; gasto total das obras e que, a empresa contratada para realizar as obras, seja notificada;
– nº 48, requerendo informações a respeito da situação e providências pertinentes às tampas de bueiros no município de João Monlevade.
– nº 49, requerendo informações sobre os serviços de reforma do calçamento e/ou pavimentação asfáltica na rua Colombo, bairro Sion;
– nº 50, requerendo informações sobre os serviços de reforma da escada e instalação de corrimão, na rua Pedra Azul, que dá acesso à rua Campinas, bairro José Elói;
– nº 51, requerendo informações sobre a situação em que se encontra a rua Estrela do Mar, bairro Santa Cecília;
– nº 52, requerendo informações sobre os serviços de levantamento de 2 (duas) grades coletoras existente na rua Vinte e Dois, nas proximidades dos números 31 e 163, bairro Loanda;
– nº 53, requerendo informações sobre os serviços de pavimentação asfáltica e/ou com bloquetes, implantação de rede de esgoto e extensão da rede elétrica com a implantação de 4 (quatro) postes com luminárias, ao longo da rua Rouxinol (extensão da rua Bem Ti Vi), bairro Cidade Nova;
Já o requerimento de nº 54 é de iniciativa do vereador Thiago Titó. O parlamentar requer informações sobre as reais condições da estrada que interliga o bairro Jacuí ao acesso da Rodovia até a cidade de Rio Piracicaba.
Por fim, de nº 55, do vereador Belmar Diniz, requerendo Audiência Pública no dia 22 de novembro, 14h, para discutir sobre o cenário atual da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), campus João Monlevade.