João Monlevade e Região

Prevenção ao período chuvoso: Prefeitura de João Monlevade limpa mais de 1.900 bueiros e intensifica retirada de entulhos

A Prefeitura de João Monlevade vem intensificando a limpeza de bueiros como medida de prevenção aos transtornos causados pelas chuvas. De maio até outubro foram limpos 1.949 bueiros. Conforme o responsável pelo Setor de Limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos, Wellington Martins Nunes, alguns deles precisaram ser desobstruídos pois estavam cheios de folhas de árvores, resíduos da construção civil, materiais recicláveis, sacolas e até animais mortos.

A limpeza assegura um maior escoamento das enxurradas em direção aos canais naturais, como os córregos e os rios. A iniciativa, de acordo com Wellington Nunes, realizada de forma permanente ao longo do ano, já atendeu 28 bairros de João Monlevade, incluindo ruas e avenidas do centro da cidade. Nas próximas semanas, as equipes se concentrarão nos bairros Laranjeiras, Metalúrgico e Loanda.

Outras ações que reforçam as iniciativas preventivas ao período chuvoso é a coleta de entulho, uma vez que os resíduos das obras civis contribuem de forma significativa para a formação de pontos de represamento das águas, e a limpeza de córregos e bacias de contenção.

Participação da sociedade

Para maior eficácia e durabilidade dos trabalhos preventivos, a participação da população é imprescindível, evitando o descarte irregular de lixo em espaços públicos. A comunidade também pode denunciar os sujões pelo telefone 3859-2572 ou pelo aplicativo Conecta Monlevade  na aba “Ocorrências” e, posteriormente, em “Solicitar Serviços”.

Mobilização

Na semana que passou a equipe da Defesa Civil de João Monlevade participou na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) de uma capacitação com temáticas relacionadas ao período chuvoso. Também teve início na semana passada encontros de mobilização, com diversos setores da administração municipal para preparar ações para resolução de possíveis problemas advindos das chuvas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *