João Monlevade e Região

Cemig publica edital para seleção de projetos do “Carnaval da Liberdade” 

Companhia irá investir até R$ 3 milhões em iniciativas culturais aprovadas por meio de chamamento público    

Consumidores nas lojas da Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Saara), no centro do Rio de Janeiro, fazem compras antecipadas de carnaval

A Cemig publicou, na última quinta-feira (12/01), o edital “Carnaval da Liberdade – Cemig 70 Anos”, para chamamento público de seleção de projetos artísticos e culturais aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC). Podem participar da seleção proponentes empreendedores, pessoa física ou jurídica, com ou sem fins lucrativos, que tenham projetos devidamente inscritos na LEIC, autorizados para captação e recebimento dos aportes no exercício do ano de 2023. Serão investidos até R$ 3 milhões no desenvolvimento das iniciativas selecionadas por meio do edital, que faz parte do calendário comemorativo de aniversário de 70 anos da Cemig.

As inscrições são gratuitas e se encerram no próximo dia 21/01. Os projetos podem ser inscritos na página de chamadas públicas da Cemig, onde o interessado deve preencher um formulário com seus dados, sendo necessário informar, no ato do preenchimento, o código do protocolo do projeto inscrito. O resultado do processo de seleção também será divulgado na página de chamadas públicas da companhia, em data ainda a ser definida.   

Serão aceitas no cadastro as iniciativas constantes no edital publicado no Portal da Cemig, item 2.1, além de outras manifestações culturais que estejam relacionados às atividades do projeto “Carnaval da Liberdade”. No documento também podem ser conferidas mais informações sobre os requisitos para participação, inscrição, documentos necessários e etapas do processo de seleção. 

Energia da Cultura  

O diretor de Comunicação Empresarial e Sustentabilidade da Cemig, Cláudio Bianchini, destaca o compromisso que a empresa tem com o fomento da cultura mineira. “Mais do que patrocinar esses projetos, a Cemig reserva a eles papel de destaque dentro do calendário comemorativo dos 70 anos da companhia. Sabemos da importância de promover e apoiar as diferentes iniciativas artísticas desenvolvidas nas diversas áreas do nosso estado. Impulsionar a cultura em Minas Gerais é um dos valores primordiais da Cemig”, comenta o diretor.  

Como a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais, a Cemig patrocina projetos desenvolvidos em diferentes áreas e colabora com a preservação do patrimônio permanente do estado. Atualmente, a companhia patrocina dezenas de equipamentos históricos em todo o estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal de incentivo à cultura. Esse protagonismo reforça e reflete o posicionamento da empresa ao garantir um maior alcance e assertividade nos incentivos, além de apoio às demandas estratégicas, promovendo a democratização do acesso às práticas culturais, fomentando a economia criativa mineira e possibilitando o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *