Revisão do Plano Diretor trata de Habitação, Cidades Inteligentes e Desenvolvimento Sustentável
A Prefeitura de João Monlevade prosseguiu com a Revisão do Plano Diretor por meio de oficinas temáticas nesta quarta-feira (25), quando trabalhou os temas Habitação, Cidades Inteligentes e Desenvolvimento Sustentável. Os trabalhos foram realizados no auditório Leonardo Diniz, na sede do Executivo.
Na parte da manhã, a oficina temática sobre Habitação foi conduzida pelo bacharel em Políticas Públicas e assessor da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Thiago Henrique dos Santos, que apresentou os Aspectos Habitacionais Urbanos na Revisão dos Planos Diretores. Em sua explanação, Thiago expôs sobre Moradia, Lei Orgânica, Políticas de Desenvolvimento e Expansão Urbana, Plano Local Habitacional de Interesse Social, Zonas Especiais de Interesse Social, crescimento urbano para os próximos dez anos, entre outros temas.
Segundo o servidor, as oficinas temáticas são a melhor forma de discutir o desenvolvimento e a expansão urbana. “Nossa principal função é normatizar e regularizar a expansão fundiária, de moradias de interesse social e a instituição de programas de habitação e uso da terra. Além de identificar áreas para construções futuras e discutir políticas públicas de habitação”, destacou Thiago.
Presente ao evento, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), salientou a importância do debate com a sociedade sobre questões que envolvem o planejamento do futuro do município. “É de estrema importância a discussão desses temas que norteiam a revisão do Plano Diretor. A atualização do Plano é urgente e necessária e há de se ter planejamento para o crescimento ordenado da cidade. No caso dos temas debatidos hoje, é importante discuti-los para evitar o crescimento desordenado e inadequado e, assim, problemas futuros. Agradeço a presença de todos e parabenizo aos participantes pela excelente explanação”, afirmou o prefeito.
Além das palestras, os eventos contaram com as apresentações de sugestões e perguntas feitas pelo público, que também poderiam ser feitas através de um formulário distribuído no local ou pelo site oficial da Prefeitura, o www.pmjm.mg.gov.br.
Cidades inteligentes
Na parte da tarde, a arquiteta, urbanista, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Camila Carvalho Ferreira, ministrou uma palestra sobre “Cidades Inteligentes e Desenvolvimento Sustentável”. “Uma cidade inteligente trabalha com vários elementos integrados, como sustentabilidade, economia, suficiência energética, tecnologia, governança, mobilidade, infraestrutura, empreendedorismo, produtividade, mercado de trabalho, entre outros, trabalhando o todo, em conjunto”, enfatizou Camila.
Também estiveram presentes às oficinas o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Belmar Diniz (PT), o chefe de gabinete, Giovani Silva, o assessor de Governo, Gentil Bicalho, o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, a controladora interna, Angélica Drumond, profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, urbanismo e construção civil, servidores municipais e convidados.
O ciclo de oficinas temáticas continua no próximo dia 30, às 14h, com o tema Patrimônio e no dia 31, às 9h, sobre Meio Ambiente. Ainda serão realizadas audiências públicas regionais no dia 9 de fevereiro.