Prefeitura de João Monlevade inicia castração de cães e gatos
Ação beneficia famílias de baixa renda ou com renda de até três salários mínimos
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Vigilância em Saúde (Visa), deu início à castração de cães e gatos para pessoas que se cadastraram para receber o benefício. Nesta quarta-feira (5), quatro cães foram castrados. Ao todo serão realizadas 120 castrações mensais, totalizando 1.440 procedimentos em 12 meses.
Três clínicas veterinárias da cidade foram contratadas para prestar o serviço e cada uma delas fará 40 castrações por mês. A Visa é quem gerencia o serviço, repassando às prestadoras o nome de quem se cadastrou. As veterinárias entrarão em contato com os beneficiários, chamando-os para levar seus animais para realizar o procedimento. Além da castração, os animais também receberão uma identificação.
A chefe da Visa, Viviane Ambrósio, destacou que o cadastramento começou com famílias de baixa renda que recebem algum benefício do Governo Federal e em seguida foi ampliado para famílias com até três salários mínimos. “A castração é importante no controle de zoonoses, a fim de diminuir a incidência de doenças como Leishmaniose”, ressaltou.
Compromisso
Os vereadores Belmar Diniz (PT), líder do governo na Câmara Municipal, e Marquinhos Dornelas (PDT) acompanharam as primeiras castrações. Belmar Diniz comentou que este é mais um compromisso de governo, cumprido pelo prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT). “Além de estarmos cumprindo mais uma etapa do plano de governo, o prefeito demonstra sua responsabilidade para com a vida animal”.
Marquinho Dornelas agradeceu a prefeitura pela parceria profícua, já que parte da verba utilizada na castração é proveniente de emenda parlamentar do ex-deputado estadual Bernardo Mucida (PSB), intermediada pelo pedetista. “Fico satisfeito, porque conseguimos R$50 mil em emenda parlamentar para essa ação e a administração, através da Visa, ampliou o benefício com seus próprios recursos”, afirmou.
Mais um marco
O prefeito Dr. Laércio Ribeiro comemorou o início da castração. “É algo que estamos trabalhando desde o início do mandato para implementar e que este ano conseguimos realizar. É uma ação que nenhuma outra administração havia feito e que nossa administração tem orgulho de tirar do papel”, declarou.
O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), avaliou a iniciativa como mais um marco da administração. “Mais um objetivo que conseguimos realizar. Mais um compromisso assumido e como bem dito pelo prefeito: algo que ninguém havia feito e estamos fazendo”, concluiu.