João Monlevade e Região

Prefeitura de João Monlevade aplica inseticida em bairros com maior incidência de dengue

Com o intuito de combater a dengue, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) do município, deu início à aplicação de inseticida com bomba costal, para eliminar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. A atividade ocorre nos bairros de maior incidência de dengue, no município


O trabalho começou nesta quinta-feira (11), no bairro Cruzeiro Celeste, onde o serviço deve se estender por quatro dias. As primeiras ruas a receberem a aplicação são aquelas que foram alvo do mutirão realizado no último sábado (6). Outros bairros que futuramente receberão a aplicação de inseticida são Novo Cruzeiro e Palmares.


A aplicação será realizada após as 18h. De acordo com a supervisora de endemias da Visa, Renata Santos, esse horário é ideal porque é nesse período que a fêmea do mosquito sai do seu abrigo para procurar alimento (no caso, sangue), para maturação dos ovos. “Geralmente a fêmea sai do seu abrigo das 4h às 8h da manhã e das 17h às 22h da noite”, explicou a supervisora.


Mutirões

Além da dedetização para eliminar os mosquitos, a Secretaria de Saúde tem atuado em outras frentes no combate à dengue. Seis bairros com maior incidência de casos da doença receberam mutirão para recolhimento de materiais que podem abrigar os criadouros do mosquito.


Policlínica aberta nos finais de semana de mai
o

Outra frente de atuação é o atendimento na Policlínica dos pacientes com sintomas de arboviroses como dengue, zika e chikungunya nos finais de semana. Durante todo o mês de maio a Policlínica estará aberta aos sábados e domingos das 8h às 16h, para receber possíveis casos da doença. O objetivo é evitar uma sobrecarga no Hospital Margarida, que segue um protocolo de classificação de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *