Dr. Laércio entrega cheques para escolas trabalharem OPE
Iniciativa é inédita na cidade e possibilita aos alunos a escolha de melhorias onde estudam
Na tarde desta quinta-feira (21), a administração municipal avançou mais uma etapa para a implementação inédita do Orçamento Participativo Escolar (OPE). O prefeito, Dr. Laércio Ribeiro (PT), realizou a entrega simbólica de cheques destinados aos gestores escolares das 18 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).
Cada instituição recebeu o montante de R$ 20 mil, acrescido de um adicional de R$ 12 por aluno, destinado especificamente para a implementação da proposta. Esse investimento tem como objetivo empoderar as escolas, estudantes e comunidades locais, permitindo que eles determinem como esses recursos serão utilizados para melhorar a infraestrutura, recursos educacionais e o ambiente de aprendizado. A cerimônia de repasse dos fundos ocorreu na Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon).
Durante o evento, a secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, enfatizou o compromisso da administração municipal com uma gestão mais democrática e expressou sua alegria pelo início do Orçamento Participativo Escolar em todas as escolas municipais. “O projeto envolverá toda a comunidade escolar, promovendo valores como cidadania, democracia e autonomia dos alunos. Além disso, os recursos financeiros destinados para cada escola serão utilizados para obras ou aquisições escolhidas pela própria comunidade”, apontou.
O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), compartilhou sua satisfação com os avanços na área da educação na cidade. “Nossa administração tem conquistado diversos progressos notáveis, o que nos enche de alegria. São diversas ações, muitas delas inéditas, que evidenciam nosso comprometimento e dedicação a um setor de extrema relevância, que é a educação”, destacou.
O prefeito Dr. Laércio destacou a importância da iniciativa e relembrou que em seu primeiro mandato implantou na cidade o Orçamento Participativo. “É uma grande satisfação estar aqui hoje, implementando o Orçamento Participativo Escolar, pois esse é um dos pilares fundamentais da nossa administração. Há mais de vinte anos, durante o meu primeiro mandato, tivemos a oportunidade de implantar o Orçamento Participativo e acreditamos firmemente que ele continue sendo uma ferramenta crucial para ouvir a todos e promover diálogos construtivos em busca do melhor para nossa comunidade”, frisou.
Capacitação
Antes da entrega dos cheques, os gestores participaram de formação das Comissões Locais das escolas participantes do OPE. A capacitação foi ministrada pela servidora municipal Jordana Alvarenga, responsável pela execução do OPE no município.
O Orçamento Participativo Escolar inclui todas as escolas municipais, desde crianças de 0 a 3 anos até adolescentes do 9º ano. Inspirado em experiências de São Paulo, Belo Horizonte e Portugal, essa ação é coordenada de forma colaborativa pela Assessoria de Governo, Gabinete e Secretaria Municipal de Educação.
Também estiveram presentes ao evento o assessor de Governo, Gentil Bicalho e o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva.