Prefeitura de João Monlevade realiza Curso de Formação para gerentes de unidades de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade realizou na tarde desta quarta-feira (10) um Curso de Formação com as gerentes de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O encontro foi no Auditório Leonardo Diniz, na sede da Prefeitura, e foi coordenado pela secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, contando com a participação da consultora em saúde pública da Funcesi, de Itabira, Heloísa Helena Martins.
Na ocasião, as gerentes das unidades apontaram suas principais necessidades, desafios, atividades desenvolvidas, aspectos facilitadores e dificultadores, funções de gerenciamento, condução das atividades, conhecimento de diretrizes e normas, elaboração de diagnóstico situacional, planejamento e programação de equipes, avaliação de resultados e acompanhamento de metas pactuadas, além do conhecimento dos sistemas de informação e das Redes de Atenção em Saúde.
Na reunião, o tema escolhido para debate entre as gerentes foi a Mediação de Conflitos e Resolução de Problemas.
Segundo a gerente da Unidade Básica de Saúde Dr. José Nelson Fagundes, do Novo Cruzeiro, Kátia Maria Cota Ferreira, o encontro foi de suma importância para quem gerencia uma unidade de saúde, principalmente pela troca de vivências e experiências. “A reunião nos propiciou avaliar onde precisamos melhorar. O ser humano vive em constante aprendizado e, além disso, a roda de conversa nos levou a refletir sobre a necessidade de planejar e monitorar o serviço para atingir o objetivo comum de todos, que é a satisfação de nosso usuário”, afirmou Kátia.
Reunião com o Hospital Margarida
Também foi realizada na tarde desta quarta-feira (10), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, a reunião quadrimestral da Comissão de Acompanhamento da Contratualização (CAC) do município com o Hospital Margarida.
A reunião, composta por membros da Secretaria de Saúde, do Hospital Margarida e do Conselho Municipal de Saúde, visa a apresentação e o acompanhamento das avaliações das metas quantitativas e qualitativas da casa de saúde. A CAC tem por finalidade promover a avaliação para apurar os valores de repasse, conforme o atingimento de metas físicas e financeiras.