João Monlevade e Região

João Monlevade integra Mapa do Turismo Brasileiro de forma inédita

O Ministério do Turismo (MTur) certificou, pela primeira vez, o município de João Monlevade como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro 2024. Essa conquista inédita coloca a cidade no grupo C desta classificação, que varia de A a E, reconhecendo sua importância e potencial no setor turístico. A certificação foi obtida pelo Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos Interlocutores Estaduais do PRT.

Situada na região turística mineira Montanhas e Fé, João Monlevade, localizada a apenas 100 quilômetros de Belo Horizonte, oferece uma combinação irresistível de paisagens naturais, atrações gastronômicas, históricas e culturais. Um dos pontos altos é a presença do único trem de passageiros a circular diariamente no Brasil, com uma estação situada dentro do núcleo histórico da cidade, facilitando o acesso dos turistas.

A cidade abriga eventos culturais de grande relevância, como o Festival Gastronômico e Cultural Mistura, o Festival Baobá, o pré-carnaval e a celebração do aniversário da cidade, entre outros, que atraem visitantes de diversas regiões.

A diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Nadja Lírio Furtado, endossa a importância da certificação. “Sermos inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro é um reconhecimento do trabalho árduo e dedicado que temos realizado. Isso nos impulsiona a continuar desenvolvendo o turismo local com ainda mais empenho e criatividade”. Ela também

destacou o esforço concentrado realizado pela administração municipal.“Todas essas implementações de regulamentação do turismo foram feitas neste mandato do  Laércio, antes não havia nada disso. Fomos nós que fizemos nos últimos dois anos. Isso é muito importante, da nossa gestão ter conseguido, em tempo recorde, terminar todas as regulamentações básicas para poder aderir ao Mapa Brasileiro. Foi um esforço coletivo para que conseguíssemos realizar isso tudo do ano de 2023 para cá”, explicou.

O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) também enfatizou a importância da inclusão de João Monlevade no Mapa do Turismo Brasileiro. “Estamos extremamente orgulhosos de sermos reconhecidos pelo Ministério do Turismo. Essa certificação reflete nosso compromisso em promover e desenvolver o potencial turístico de nossa cidade. João Monlevade tem muito a oferecer e este é um passo significativo para o futuro econômico e cultural do nosso município”, pontuou.

Já o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante) ressaltou o impacto positivo da certificação para a cidade. “A inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro é um reconhecimento do esforço coletivo de nossa administração e da comunidade. Estamos comprometidos em continuar investindo em infraestrutura e promovendo eventos que atraem visitantes e fomentam o turismo. A visibilidade nacional que conquistamos hoje é apenas o começo. Vamos trabalhar ainda mais para transformar João Monlevade em um destino turístico de destaque em Minas Gerais e no Brasil”, reforçou.

Maior visibilidade

O Mapa do Turismo Brasileiro serve como guia para o Ministério do Turismo na formulação de políticas públicas, abrangendo investimentos, obras do Governo Federal voltadas ao turismo, cursos de qualificação profissional e revisão de planos e estudos do setor. A classificação dos municípios é baseada em critérios rigorosos, incluindo a quantidade de estabelecimentos de hospedagem, empregos gerados nesses estabelecimentos, número de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais provenientes dos meios de hospedagem.

Para participar do projeto, os municípios devem atender a uma série de requisitos, como a existência de uma secretaria ou departamento dedicado ao turismo, uma Lei Orçamentária específica, prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur, um Conselho Municipal de Turismo ativo, assinatura de um termo de compromisso e o preenchimento de informações sobre as atividades turísticas locais.

Além disso, a administração municipal deve comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação responsável pela gestão turística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *