Diversão garantida em “Aquarela – Um show Cênico”: Uma aventura musical para crianças de todas as idades
Grupo Maria Cutia traz a linguagem da palhaçaria e das artes plásticas com atores pintando o cenário e figurinos em cena
João Monlevade recebe o Diversão em Cena nesta terça-feira (16/7), às 19h, no Vale do Sol, com o espetáculo “Aquarela – Um show Cênico”, do Grupo Maria Cutia. A montagem traz músicas que passeiam por ritmos que vão da valsa ao frevo, por um carnaval sem instrumentos, usando apenas a boca. Todas as canções são autorais e foram pensadas para sair do lugar comum de músicas para crianças. A apresentação faz uso da palhaçaria e da música-em-cena para criar canções e cenas feitas junto com a plateia. Promovido pela Fundação ArcelorMittal há 14 anos, o Diversão em Cena é o maior programa de formação de público de teatro infantil do país. A peça tem entrada gratuita, com duração de 50 minutos e é indicado para crianças a partir de 3 anos.
A dramaturgia e as letras das canções são todas assinadas pelo Maria Cutia, numa mistura entre dados biográficos dos três atores, ficções e jogos fonéticos e semânticos. O universo dos trava- línguas, os ritmos de uma aula de dança, as palavras erradas do tatibitate de uma criança quando aprende a falar, expressões conotativas que usam nomes de animais são algumas das inspirações das composições. As canções originais têm os desenhos de instrumentos e arranjos vocais assinados por Babaya Morais e Hugo da Silva.
SERVIÇO | DIVERSÃO EM CENA
Aquarela (Grupo Maria Cutia de Teatro)
João Monlevade
Data: 16 de julho, terça-feira, 19h
Local: Vale do Sol – Rua Barra Mansa (Rua sem saída, em frente ao Centro Comunitário)
Classificação: livre
Acesso e formação de público
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua com a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em 14 anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 3 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1,3 milhão de pessoas.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br