João Monlevade e Região

Em contato com a natureza: CBH Doce realiza 2° Encontro da Sociedade Civil

O encontro será realizado na Pousada Vale Silvestre, localizada no Pico da Ibituruna, cartão postal de Governador Valadares.

Será realizado em Governador Valadares, entre os dias 20 e 22 de agosto, o 2º Encontro da Sociedade Civil da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Com o tema “Somando forças em defesa das águas”, o evento reunirá representantes de toda a bacia com o objetivo de fortalecer a atuação da sociedade civil organizada na gestão de recursos hídricos.    

Em 2024 a temática do encontro será diferente do ano anterior. Agora, a proposta é levar os membros para uma conexão mais próxima da natureza. As atividades acontecerão na Pousada Vale Silvestre, localizada no Pico da Ibituruna, cartão postal de Governador Valadares.  O local é uma área de preservação ambiental, com uma rica biodiversidade e paisagens exuberantes.  

Senisi Rocha, vice-presidente do CBH Doce e secretário do CBH Manhuaçu, falou sobre a expectativa de participar do evento.  “Nós estamos ampliando do primeiro para o segundo encontro, para que mais representantes de comitês e rios afluentes possam participar. Ou seja, o evento não vai se restringir apenas aos membros da sociedade civil do CBH Doce, o que possibilita ampliar o debate, a capacitação e a discussão a respeito da importância e de como deve ser a atuação desse segmento na gestão dos recursos hídricos. Trata-se de uma ação pioneira no Brasil, partindo de um comitê de bacia, em que a sociedade civil busca se fortalecer e entender o papel dentro do sistema de gestão das águas. Creio que vamos conseguir evoluir tanto no âmbito da qualidade dos debates, quanto nos encaminhamentos que direcionam nossa atuação e dinâmica rotineira dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Um momento ímpar para a nossa história”, disse. 

Nesse sentido, Nádia Rocha, vice-presidente do CBH Caratinga e 1ª secretária adjunta do CBH Doce, reforçou a importância da Sociedade Civil e do encontro para a boa gestão das águas. “Praticamente um ano depois da primeira edição, continuaremos discutindo as prioridades das águas, tendo em vista a grande importância que a sociedade civil tem na Bacia Hidrográfica do Rio Doce e demais bacias em que a gente trabalha. Esse segmento tem grande relevância na condução das políticas públicas do Brasil, por isso estamos valorizando esse encontro e mobilizando o máximo de pessoas que representam a sociedade civil nos comitês do Rio Doce. É muito relevante para nós e, seguramente, o evento guiará os rumos da nossa atuação na gestão dos recursos hídricos e balizará nossa participação efetiva na construção das políticas pelo comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce”, ressaltou.  

A expectativa é que o encontro reúna mais de 40 participantes em 3 dias de programação diversa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *