Dr Laércio (PT) é reeleito prefeito de João Monlevade com 61% dos votos
Com 25.386 petista bate o recorde de votos na história da cidade, faz a maioria no legislativo e vai liderar a cidade pelos próximos quatro anos
Os eleitores de João Monlevade conheceram oficialmente quem conduzirá o município pelos próximos quatro anos às 19h. Com 100% das urnas apuradas, o atual prefeito Dr Laércio Ribeiro (PT) foi reeleito com uma expressiva vitória, conquistando 25.386 votos, que correspondem a 61,02% do total de votos válidos batendo o recorde anterior que era de 25.170 votos, do psdbista Teófilo Torres.
Esse resultado confirmou o favoritismo do candidato, que liderou toda a campanha com uma mensagem de continuidade e crescimento sustentável para o município.
A campanha vitoriosa de Dr Laércio foi respaldada pela coligação “Monlevade em primeiro lugar” composta pelos partidos PT – PV – PC do B – MDB – Podemos – Avante – Mobiliza – PSB – PSD – PSDB – Cidadania – Psol – Rede – e Republicanos. A vice-prefeita, é a ex-vereadora Dorinha Machado, por vários mandatos, ex-presidente do legislativo.
Com ampla vantagem, a dupla ficou à frente de quatro candidaturas: Luiz Carlos Henrique de Freitas, do PL, que teve 7.753 votos (22,55%); Gustavo Carvalho Brigues (PP), com 2.974 votos (8,65%); Maria da Conceição Winter Araújo de Carvalho (PDT), com 2.383 votos (6,93%) e José Roberto Fernandes (Novo), o Zé Roberto, com 417 votos (1,21%).
A reeleição de Dr Laércio, que assumirá o executivo pela terceira vez, reflete o claro apoio da maioria da população ao plano de governo que visa manter João Monlevade no caminho do desenvolvimento contínuo.
O prefeito, agora reeleito, tem enfatizado que, ao longo dos próximos quatro anos, seu governo buscará a execução de políticas públicas de longo prazo, com foco na saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura urbana e assistência social, áreas que são vistas como prioritárias por sua gestão.
O novo mandato de Dr Laércio também traz consigo o compromisso de continuar governando com transparência e aumentar a participação ativa da população nas decisões políticas. O prefeito já traz em sua gestão um diálogo contínuo com a população, assegurando que as demandas da sociedade sejam atendidas de forma eficaz e que o progresso seja amplamente distribuído.
CAMPANHA
Durante o processo eleitoral, o clima nas ruas de João Monlevade foi de intensa participação, com os eleitores demonstrando seu entusiasmo ao exercer o direito ao voto e a vontade de reconduzir Dr Laércio ao cargo.
A forte presença popular nas urnas reafirma o espírito democrático da cidade, onde o ato de apertar os números na urna eletrônica vai além de um simples gesto, mas simboliza a responsabilidade cívica de cada cidadão em moldar o futuro da sua comunidade.
Com uma vitória tão expressiva, Dr Laércio reforça sua liderança e legitimidade para continuar promovendo políticas que beneficiem diretamente a população de João Monlevade.
“No momento é comemorar a vitória, agradecer e dedicar a todas e todos que acreditaram e confiaram a mim mais um mandato para fazer uma Monlevade melhor a cada dia. Agradecer a todos que trabalharam nessa campanha, bonita, limpa e que nos levou a vitória” destacou o prefeito,
A partir de 1º de janeiro de 2025, Dr Laércio e Dorinha assumem oficialmente os cargos de prefeito e vice-prefeita, respectivamente, com o compromisso de honrar a confiança depositada pela população e levar João Monlevade a um novo patamar de desenvolvimento e bem-estar.
LEGISLATIVO
Para o legislativo a coligação fez 12 dos 15 vereadores e o PT, partido do prefeito, que elegeu dois vereadores, vem com a única mulher que ocupará a Casa, depois de 12 anos de ausência, sendo a última, Dorinha Machado.
A base do governo na Câmara ficou assim:
Bruno Cabeção e Zuza, do Avante; Thiago Titó e Revetrie, do MDB; Marquinho Dornelas e professor Leles, do Republicanos; Maria do Sagrado e Belmar Diniz, do PT; Fernando Linhares e Vanderlei Miranda, do Podemos; Alysson, do Avante; Sassá, do Cidadania.
Já os partidos de oposição elegeram Dr. Sidney e Sinval, do PL e Carlinhos Bicalho, do PP.