João Monlevade e Região

Secretaria de Educação realiza seminário sobre boas práticas de alfabetização

A Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta segunda-feira (25), no auditório da Escola Municipal Cônego José Higino de Freitas, um seminário com o tema “Compartilhamento de boas práticas de alfabetização, leitura e escrita”. O evento teve como objetivo debater estratégias para melhorar o processo de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal, além de valorizar os profissionais responsáveis e compartilhar experiências bem-sucedidas na área da alfabetização. O seminário contou com cerca de 200 participantes, entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos.

Durante o encontro, foram discutidos pontos importantes, como a adaptação das atividades às necessidades dos alunos, a promoção de ações que impactem o ensino-aprendizagem e o fortalecimento do protagonismo dos estudantes. Também foi enfatizada a importância da sintonia entre direção, coordenação pedagógica e professores para garantir que todos os alunos tenham seus direitos de aprendizagem assegurados.

As atividades abordaram temas como reuniões entre direção e coordenação para planejamento estratégico, elaboração de cronogramas para projetos, discussão e escolha de temas com a participação dos alunos, produção de esquemas para construção de histórias individuais, exibição de vídeos e fotos ilustrativas, além de depoimentos e trocas de experiências entre os participantes.

A secretária de Educação, Alda Fernandes, destacou em seu discurso de abertura a importância de o aluno assumir um papel ativo em seu processo de aprendizagem. “O professor precisa ter um objetivo claro, conhecer profundamente seus alunos e propor ações que realmente façam a diferença, tirando-os do lugar comum e assegurando todos os seus direitos de aprendizagem. O momento de hoje é justamente para isso: para compartilharmos experiências, aprendermos uns com os outros e fortalecermos o protagonismo dos nossos estudantes na construção do conhecimento”, concluiu a secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *