Secretaria de Saúde é apresentada ao Projeto Climativa – Cidades Rumo ao Futuro
Foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, no bairro Belmonte, na tarde da última quinta-feira (19), uma reunião para a apresentação do Projeto Climativa – Cidades Rumo ao Futuro, por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O encontro contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, da secretária-adjunta da pasta, Simone Borba, do secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, da coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), Viviane Ambrósio, do vereador e líder do governo municipal no Legislativo, Belmar Diniz (PT) e da arquiteta da Secretaria Municipal de Obras, Ingrid Stephanie Morais, responsável pelo desenvolvimento do projeto junto à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Plano de Ação Climática poderá contar, em João Monlevade, com a participação da Secretaria de Saúde.
De acordo com Samuel Domingos, o projeto Climativa começou em 2021 e, em 2024, foi produzido o Plano de Ação Climática de João Monlevade, que consiste em vinte ações em diversos eixos que devem ser realizadas no prazo de dez anos. “O plano é um importante instrumento para implantar medidas visando a preparação do município em decorrência das mudanças climáticas que já estamos sentindo. Além disso, visamos buscar recursos e emendas, para implantar essas ações. As mudanças climáticas já têm causado alterações no regime de chuvas e no aumento da temperatura nos municípios. Então, ações precisam ser realizadas para reduzir esses impactos e prevenir transtornos maiores”, afirmou Samuel.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Raquel Drumond, o projeto contempla ações e iniciativas à nível municipal que envolvem diretamente os setores de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e Vigilância em Saúde do Trabalhador, todos ligados à Visa e, por conseguinte, à Secretaria Municipal de Saúde.