João Monlevade e Região

Câmara de João Monlevade realiza primeira reunião do ano com plenário cheio

Com o plenário da Casa cheio, a Câmara Municipal de João Monlevade realizou a primeira reunião ordinária de 2025. Durante a sessão, todos os vereadores fizeram uso da tribuna e reafirmaram sua disposição para trabalhar em prol da cidade. Diversas outras pautas também foram apresentadas pelos parlamentares ao longo da reunião, abordando temas de interesse da população.

Visita de cortesia

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro e a vice-prefeita Dorinha Machado estiveram na Câmara Municipal nessa quarta-feira antes da primeira reunião ordinária do Legislativo, para uma visita de cortesia aos vereadores.

Segundo o prefeito Dr. Laércio, o momento foi uma oportunidade de dar as boas-vindas aos parlamentares e reforçar o compromisso da administração municipal com o diálogo e o trabalho conjunto. “Desejo um ano produtivo a todos os vereadores e reforço que nosso governo está sempre aberto ao diálogo”, destacou o prefeito.

A vice-prefeita Dorinha Machado endossou as palavras do chefe do Executivo e ressaltou sua disposição em contribuir ativamente com o desenvolvimento do município. “O trabalho em equipe é fundamental. Estamos aqui para somar esforços e garantir que nossa cidade continue avançando com políticas públicas eficientes e inclusivas”, afirmou.

O presidente da Câmara, Fernando Linhares (Podemos), agradeceu a presença do prefeito e da vice-prefeita e reforçou a importância da harmonia entre os poderes. “Embora Executivo e Legislativo sejam independentes, nosso compromisso maior é com o bem-estar da população. A parceria respeitosa entre os poderes fortalece a democracia e impulsiona o progresso da cidade”, concluiu.

Na ocasião, os vereadores também fizeram uso da palavra para agradecer a visita e reforçar a importância do diálogo entre os poderes. Além disso, eles solicitaram que o Executivo esteja atento às demandas apresentadas pela Casa ao longo do ano, garantindo que as necessidades da população sejam prontamente atendidas.

Pedido de vista

Na pauta de votação em primeiro turno, estava o projeto de lei nº 1.482/2024, de iniciativa do Executivo, que trata sobre o Distrito Industrial do Município de João Monlevade e prevê incentivos à instalação de indústrias e comércios.

O vereador Belmar Diniz (PT) explicou que a matéria visa regularizar o Distrito que, segundo ele, já recebeu vários investimentos em infraestrutura como iluminação e asfaltamento. Com a regularização, Belmar explicou que espera-se atrair mais empresas, gerando assim mais empregos na cidade.

Por sua vez, o vereador Sinval da Luzitana (PL), pediu vista a matéria. Ele explicou que como o projeto foi apresentado no ano passado, ele não teve acesso ao texto completo do projeto. Ele solicitou o prazo necessário para análise e votação tranquila da proposta.

Em tramitação

Durante a reunião foram lidos seis projetos e dois anteprojetos. São eles:

– Projeto de lei nº 1.519/2025, de iniciativa do Executivo, que Autoriza abertura de crédito adicional especial;

– Projeto de lei nº 1.520/2025, de iniciativa do Executivo, que Altera as Leis nº 2.430/2021, que trata do Plano Plurianual para o quadriênio de 2022 a 2025 e a Lei nº 2.663/2024, que trata das Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2025;

– Projeto de lei nº 1.521/2025, de iniciativa do vereador Vanderlei Miranda, que Institui e inclui o evento “Rebanhão com Cristo” no Calendário Oficial do Município;

– Projeto de lei n° 1.522/2025, de iniciativa do Executivo, que Altera o art. 14, da Lei n° 1.572, de 15 de abril de 2003, que dispõe sobre a constituição do Concelho Municipal de Habitação;

– Projeto de lei n ° 1.523/2025, de iniciativa do Executivo, que Dispõe sobre a revogação da Lei Municipal n° 653/84 e autorização para proceder a cessão de direito real de uso de imóvel;

– Projeto de lei n° 1.524/2025, de iniciativa do Executivo, que Autoriza cessão de direito de uso de imóvel público para os fins e nas condições que menciona à Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Monlevade e Região – APASMOM;

– Anteprojeto de lei nº 01/2025, de iniciativa do vereador Vanderlei Cardoso Miranda, que Institui homenagem ao servidor público com mais de 25 (vinte e cinco) anos de efetivo serviço público;

– Anteprojeto de lei nº 02/2025, de iniciativa do vereador Vanderlei Cardoso Miranda, que Fixa piso salarial dos profissionais de Engenharia, Bioquímica, Arquitetura, Veterinária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *