Secretaria de Saúde apresenta dados de Violência Contra a Mulher no município

A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, por meio da Vigilância em Saúde (Visa), realizou na manhã desta segunda-feira (17) uma apresentação dos Índices de Violência Contra a Mulher dos últimos cinco anos.
A apresentação dos dados foi ministrada pela enfermeira responsável técnica da Vigilância Epidemiológica, Mara Geralda Gomes Souza e aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), na rua Kennedy, no bairro Nossa Senhora da Conceição.

Na ocasião, foram apresentados diversos dados e estatísticas em relação à violência doméstica em João Monlevade, como notificações de casos de violência por bairros, regiões de maior vulnerabilidade, os meios de agressão e outros.
De acordo com Mara Geralda, os dados apresentados são referentes aos anos de 2020 a 2024 e houve um aumento significativo nas notificações nos últimos dois anos, tendo o ápice no ano de 2023, com 412 casos de violência doméstica registrados.
A apresentação dos dados contou com a participação de assistentes sociais do município, representantes da Associação Mulheres em Ação (Ama), Polícia Militar e da vereadora Maria do Sagrado Coração (PT).