MPPA e Ufopa promovem debate sobre implantação de Banco de Germoplasma em Santarém e realizam plantio de mudas
Atividades do projeto Raízes Fortalecidas contarão com participação de vereadores de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos. Anti-inflamatório natural a Uncaria Tomentosa (unha de gato) é utilizada há anos pela medicina popular
Reprodução/Redes sociais
Atividades do Projeto Raízes Fortalecidas, em Santarém, oeste do Pará, serão realizadas na próxima terça-feira (21) por meio de parceria do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nierac) do MPPA com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A programação inclui um encontro com vereadores para discutir sobre a importância da implantação de um Banco de Germoplasma no município, e com plantio de mudas da espécie Uncaria tomentosa.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As ações são relacionadas ao projeto FarmaFittos, desenvolvido desde 2021 pela Arquidiocese de Santarém e a Ufopa, promovendo a produção e distribuição de medicamentos fitoterápicos para minimizar efeitos de ansiedade e depressão, em ações nas comunidades do Tapajós, Parauá e Sucuruá.
O projeto Raízes Fortalecidas prevê a ampliação do atendimento às populações interessadas e a execução de rodas de conversa, terapias culturais, cultivos, atendimento psicológico específico, oficinas e outras.
O encontro com a participação dos vereadores de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos, está marcado para às 08h30, na sede da Promotoria de Justiça, e tem o objetivo de discutir e sensibilizar sobre a importância da implantação de um Banco de Germoplasma em Santarém, na fazenda da Ufopa.
O banco é destinado à coleta e preservação de determinadas espécies, de modo a evitar que seu cultivo desapareça, a exemplo da Uncaria tomentosa, conhecida como unha de gato. A planta é utilizada na medicina tradicional amazônica, e possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e imunomoduladoras. O seu germoplasma permitirá a continuidade das práticas e a pesquisa de novos usos.
Plantio de mudas no Espaço Laudato Si durante a inauguração em junho de 2024
Arquidiocese de Santarém / Arquivo
O encontro e o plantio de mudas terão a participação da professora Ana Maria Soares Pereira, pesquisadora do Departamento de Biotecnologia Vegetal da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), do professor Wilson Sabino, que coordena o projeto FarmaFittos na Ufopa, e da promotora de Justiça Lilian Braga, coordenadora do Nierac.
Após a reunião, às 11h, o grupo segue para o Espaço Laudato Si, localizado na rodovia Santarém-Cuiabá (ao lado do Seminário São Pio X), para o plantio de 30 mudas de Uncaria, com a participação dos vereadores convidados. Já no período da tarde haverá o cultivo de 100 mudas da mesma espécie, na fazenda da Ufopa, onde será implantado o Banco de Germoplasma.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região