João Monlevade e Região

A sujeira nossa de cada dia e sem solução

Os problemas gerados pelo descarte irregular de lixo e resíduos seguem pelos cantos de ruas de João Monlevade. São muitos e visíveis. Na maioria dos casos, agredindo o meio Ambiente e até como uma questão sanitária que coloca em risco a saúde pública. A maioria das reclamações, parte justamente dos responsáveis por provocá-las.

A natureza é uma das principais vítimas do descarte inadequado de resíduos. Rios, riachos, córregos, canais, lagoas e todos os seus ecossistemas sofrem com a poluição causada pelo acúmulo e descarte inadequado de lixo e resíduos.Restos de reforma e sobras de construção civil, deixados em calçadas e vias, não bastasse, atrapalhando a circulação e dificultando a mobilidade urbana deixando um cenário que ninguém gosta de ver e conviver.

Um simples papel jogado em vias públicas, pode entupir galerias de águas pluviais, que servem para escoar a água da chuva até córregos e riachos. Imaginem entre os materiais descartados, resíduos de construção civil, móveis velhos, equipamentos eletrônicos defeituosos, pneus, latas de tintas, baldes, vasilhas e objetos de plásticos, como garrafas descartáveis de refrigerantes PETs e de vidros, todas sem tampas?

Rua Uruguai

Entre os lugares visitados pela reportagem, a Rua Uruguai, no bairro Teresópolis, na região do Cruzeiro Celeste, chamou mais atenção. Não que os outros locais estão com menos sujeira, mas pelo fato de ter uma parte sido recuperada pela Prefeitura do Município, a alguns meses.

Entenda o caso

No local, com surgimento de uma enorme cratera em uma parte da rua, ainda na gestão do ex-prefeito Teófilo Torres, ameaçava destruir por completo a via pública. A gestão de Teófilo Torres parece não ter mostrado interesses no conserto. A situação chegou a tal ponto, da rede de esgoto das casas e da rua se quebrar, misturando-se entre a terra e restos que sobraram do calçamento. Após várias publicações do Celeste, mostrando e reivindicando a atuação da prefeitura, o local foi recuperado pela administração atual.

A prefeitura também efetuou limpeza completa nos arredores do terreno onde os serviços foram realizados.  O objetivo foi evitar que os destroços e outras sujeiras encontradas dentro do barranco, onde estava a cratera, chegassem ao córrego no fundo do lote e que recebe toda água dos demais bairros localizados na parte de cima da Região do Cruzeiro Celeste.  Depois de tudo pronto, o mesmo lugar, já é um grande bota fora de lixo e resíduos.

Avenida Resplendor

No final da Avenida Resplendor, no bairro Cruzeiro Celeste, lixo, entulhos, sacos de escórias e de gessos, televisores velhos, carcaças de computadores e pneus. 

Rua Bernardino Brandão

Bem no centro de carneirinhos, na Rua Bernardino Brandão, no bairro Rosário, sujeira e entulhos nos espalhados pelo canto.  

Alberto Sharlê

A Rua Alberto Sharlê, no bairro Novo Horizonte, bem cima do passeio, lixo, madeira velhas, vasilhas de plástico, e resíduos em cima do passeio ocupando um enorme espaço, até próximo ao aparelho telefônico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *