João Monlevade e Região

Residência com focos de dengue no bairro São José preocupa

Vigilância Sanitária esteve no local e não resolveu o problema

A falta de limpeza em imóveis e terrenos em João Monlevade se repete como todos os anos e já começa a preocupar moradores em bairros de João Monlevade, que temem pela chegada da dengue.

O problema é visto por vários pontos da cidade, locais particulares e vias públicas, com lixo e entulhos espalhados. Na manha do dia 20, um morador residente na rua floreta no bairro São José, no centro do município, encaminhou a redação de ‘O Celeste’, vídeos e fotos confirmando a situação alarmante de uma casa vizinha a sua.

De acordo com o denunciante o problema já dura mais de dois anos e nada é resolvido pelas autoridades competentes em notificar e multar quem usa desobedecer ao que aplica o Código de Posturas da cidade.  Mas a falta de empenho pelos fiscais tem deixado brecha e os abusos ocorrem.  Pelas fotos enviadas pelo morador, ao lado da casa, uma parte do lote está tomada lixo, mato alto e com recipientes que podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

“Eu moro do lado [do terreno]” disse ele. E continuou:

“O que ocorrer aqui vai atingir a todos. Ainda não conseguimos nenhuma solução por parte do poder público. Agentes da Vigilância Sanitária, após insistência, compareceram no local e conversaram com o morador, dando-lhe alguns dias para limpar o lote, fazer retirada do lixo e de máquinas de lavar roupas estragadas e sem tampas encostadas em canto do lote, que aguardavam pelo conserto.”

Um dos moradores residentes na casa mantinha uma oficina para estes tipos de trabalhos. No entanto, ele parou com as atividades e as máquinas permanecem do mesmo jeito e com possíveis focos do mosquito causador da doença. Segundo o morador esta informação foi dita por agentes da vigilância, no dia da visita.  

Os agentes da vigilância não retornaram no local e o morador continua mantendo o seu lote sujo de mato, lixo e equipamentos sem tampa. Alguns dias, a caixa de água da residência começou a vazar, mais um fato que necessita ser revisto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *