João Monlevade e Região

Parque do Areão em João Monlevade: um parque de entulhos, móveis velhos e lixo espalhados

O Parque do Areão localizado no bairro Lucilia, em João Monlevade, tornou-se concentração de resto de obras, moveis velhos e lixo domésticos.  O único espaço, sempre utilizado para eventos na cidade, parece na realidade, o início de um lixão, mas representa um problema muito maior, por ser uma área ambiental do município. Toda sujeira está exposta em área irregular agredindo a área de vegetação.  Sem fiscalização a sujeira se estende a cada dia e pode ser encontrada não só na lateral do terreno, onde acorrem os shows, como outros caminhos de acesso ao Parque, acabando se convertendo em locais de descarte ilegal. Alguns meses, a paisagem mudou rápida e radicalmente. Invadida, virou um ponto particular de descarte de resíduos.

O Celeste, 25 de maio, compareceu no Areão, deparando com um quadro triste. Entulhos, jogos de sofás velhos deixados no canto de algumas ruas e no meio da vegetação. Sacolas de lixo e outros descartes jogados em buracos abertos em parte dentro do terreno, baldes plásticos, sacos de gessos e de escórias amontoados em cantos de barranco, telhas de amianto, madeiras, restos de pisos e colchões velhos completam a paisagem.

Núcleo pinchado, com fezes e preservativos

O imóvel construído para funcionar como núcleo do Meio Ambiente, também não se salva da situação caótica, piorando nos dias que se seguem. Paredes pinchadas, sem portas e sem janelas e com fezes espalhadas por todos os cômodos.  Não podendo esquecer, preservativos e roupas velhas encontrados na parte externa e interna do espaço público.  Nestes dias, galhos de árvores, quebrados com o temporal caíram em cima do telhado, quebrando algumas das telhas, ameaçando maiores prejuízos ao patrimônio, esquecido.

Decreto e sem fiscalização

Em Janeiro de 2019, a prefeita Simone Moreira, apresentou um decreto regulamentando o uso do Parque do Areão para espaço público, com intuito de transformá-lo em unidade de conservação, de forma a proteger e preservar a biodiversidade, através de uma infraestrutura com condições de suportar atividades relacionadas à educação ambiental, ecoturismo, lazer e cultura. Incluindo a revitalização de todo espaço como uma referencia para o município.

Sem agentes fiscalizadores, o Areão encontra-se da seguinte maneira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *