Prefeitura de João Monlevade realizou mais de 10 mil testes de Covid este ano
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Saúde, realizou este ano mais de 10 mil testes de Covid-19. Em sete meses (janeiro a julho) foram 8.659 exames, mais do que os 6.578 testes realizados em nove meses de 2020 (abril a dezembro). Este mês, até ontem (30), foram mais 1.520.
Ao todo, foram investidos R$ 643 mil, provenientes de recursos federais para o combate à pandemia no novo coronavírus. Os testes são realizados diariamente no Centro de Referência em Covid-19, que funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde no bairro Belmonte.
Entretanto, para fazer os exames, o município segue protocolo do Governo Estadual, que determina a testagem de pessoas com suspeita de coronavírus, com pelo menos dois sintomas gripais.
Além disso, o paciente só poderá fazer o teste, 48h após o surgimento dos sintomas porque o exame pode dar negativo na fase inicial da doença. Por este motivo a Prefeitura não faz mais os testes de livre demanda, sem triagem, como acontecia no drive-thru.
Pessoas que se vacinaram também devem aguardar pelo menos dois dias após a vacinação, para que as reações aos imunizantes não se confundam com os sintomas da Covid-19. Se depois de vacinado os sintomas persistirem, o paciente deve procurar o atendimento.
Ao procurar o Centro de Referência em Covid-19, é necessário levar RG (Carteira de Identidade), CPF, Cartão do Sus e comprovante de endereço. O local funciona de 7h as 18h de segunda a sexta-feira e de 7h as 17h aos sábados, domingos e feriados. Os pacientes são atendidos conforme a gravidade dos sintomas e o grupo prioritário ao qual pertencem, ou seja, pessoas com falta de ar, saturação baixa, idosos e gestantes têm preferência.
Atualmente, João Monlevade tem utilizado em maior escala os testes PCR Antígeno (imunofluorescência), que têm resultados mais precisos e podem ser coletados com dois dias após os sintomas. Em uma quantidade menor também são realizados os testes sorológicos e RT-PCR.