Prefeitura de João Monlevade fará avaliação da saúde bucal de gestantes
Serviço contempla as gestantes cadastradas nas unidades de saúde
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Saúde, inicia este mês o “Pré-Natal Odontológico”. O objetivo é avaliar a saúde bucal das gestantes cadastradas nas unidades de saúde e oferecer orientações sobre higiene dental.
Com base nas avaliações, a Prefeitura realizará nos meses seguintes um plano para o atendimento, levando em consideração o grau de risco das condições de saúde bucal de cada uma delas.
O coordenador do setor de Saúde Bucal do município, George Moreira Costa, explicou a relevância da iniciativa. “É de grande importância manter uma gengiva saudável, pois sabe-se que o acúmulo de placa nos dentes, associado às inflamações gengivais, podem ocasionar em parto prematuro do bebê e baixo peso ao nascer”, disse.
O atendimento das gestantes ocorrerá nos centros de Saúde: Monlevade Centro, no Centro Industrial; Padre Hildebrando, no bairro Vila Tanque e no centro de saúde do bairro Santo Hipólito.
“O objetivo é que consigamos fazer a avaliação de todas as gestantes cadastradas nas unidades durante esse mês para conseguirmos planejar o tratamento delas caso seja necessário”, afirmou George Costa.
Pandemia da Covid-19
O serviço de saúde bucal do município foi um dos mais afetados pelo surgimento do coronavírus devido ao maior risco de transmissão do vírus causado pelos aerossóis das canetas de alta rotação, o chamado “motorzinho”.
Para o retorno seguro dos atendimentos, de acordo com as atuais normas de biossegurança, estão sendo realizadas adequações nos consultórios. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, os atendimentos eletivos (agendados) ainda estão suspensos.
Já os atendimentos de urgência são ofertados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no bairro Loanda, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.