Segunda audiência apresenta diagnóstico atualizado de São Gonçalo do Rio Abaixo
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Comissão de Revisão do Plano Diretor apresentou na noite de ontem (1º), no plenário da Câmara Municipal, o diagnóstico atualizado da cidade. Os trabalhos foram exibidos pelos professores Bráulio Magalhães e Alfio Conti do Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (Igtech) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Todo estudo, dividido em três volumes de 150 páginas, apontou a dinâmica territorial do município nos últimos anos e suas potencialidades.
Para o prefeito, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), São Gonçalo vive um grande momento de sua história nos mais variados aspectos e destacou que sua posição geográfica e econômica o coloca no centro dos corredores que mais geram recursos para a região. “São Gonçalo vive o melhor momento para o avanço de suas ações. Para oferecer a mais completa estrutura e assegurar a melhor qualidade de vida do são-gonçalense, passando necessariamente pela revisão do Plano Diretor”, ressaltou.
Também ocuparam a tribuna o presidente da Câmara Municipal, Diego José Ribeiro, o qual frisou quanto a importância da audiência em se considerando o Plano Diretor como instrumento básico da política de desenvolvimento da cidade de forma coletiva, ordenada e sustentável. Já o secretário de Obras, Eduardo Quaresma, lembrou da preocupação do Executivo em elaborar o orçamento e a revisão do Plano com ampla participação popular.
A síntese do diagnóstico apresentado pelos professores na audiência, mostrou características da cidade nas questões territoriais, áreas urbanas e rurais, as tendências de expansão, a valorização do patrimônio histórico e ambiental, entre outros aspectos.
A audiência foi transmitida ao vivo pelos canais da Câmara Municipal Facebook e Instagram da Prefeitura e permanece nos mesmos, para que toda a população possa assistir posteriormente. O professor Bráulio encerrou os trabalhos informando que a terceira audiência está prevista para o mês de abril de 2022 e apontará propostas para o desenvolvimento sustentável de São Gonçalo, conforme os anseios da população apontados nas Oficinas ocorridas durante todo o ano.