Governo de Minas reconhece situação de emergência em João Monlevade
O Governo de Minas reconheceu nesta quarta-feira (12), a situação de emergência em João Monlevade. A cidade foi fortemente afetada pelos temporais dos últimos dias, provocando alagamento, entre outros prejuízos. Até o momento foram contabilizadas cerca de 400 pessoas afetadas diretamente ou indiretamente pelas chuvas e outras.
Na prática, com o reconhecimento da situação da emergência estadual, fica autorizada a mobilização dos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil para prestar apoio complementar aos municípios atingidos, mediante a coordenação do Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em articulação com todos os setores do Estado e com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Doações
A Prefeitura de João Monlevade está concentrando o recebimento de doações para as vítimas das chuvas na escola Eugênia Scharlé, no bairro Vila Tanque. Os itens mais necessitados no momento são os materiais de limpeza como vassoura, rodo, detergente e água sanitária. Também podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas de cama, toalhas, além de roupas para adultos e crianças.
Além das doações, a escola também é abrigo temporário de 37 pessoas. A família de Natália Fernanda Gomes é uma das que está no local. Ela, que é mãe de duas meninas, de 8 e 11 anos, está abrigada com o marido e a mãe. “Estou muito bem assistida. Moro na avenida Amazonas [bairro Santa Cruz] e precisei sair de casa porque a água subiu muito rápido. Não há do que reclamar aqui. Estamos recebendo alimento e várias doações”, disse.
A quadra do Centro Educacional é ponto de recebimento de móveis, eletrodomésticos e colchões. Quem não tiver meios para transportar as doações, pode agendar o recolhimento pelo WhatsApp 98507-8560 ou 99714-6692.
Limpeza
A limpeza dos locais atingidos pelas chuvas começou ontem (11). Caminhões e dezenas de homens retiram a lama de ruas e casas. O prefeito Dr. Laércio e o vice Fabrício Lopes (Avante) têm acompanhado diariamente os serviços.
“Todas as equipes estão trabalhando. Pedimos um pouco de compreensão porque é um serviço demorado e lento, mas sabemos que com a união de todos vamos vencer este momento de dificuldades. Quero agradecer a todos que têm nos ajudado. A sociedade civil organizada, empresas que estão cedendo máquinas, equipamentos e homens”, pontuou o vice Fabrício Lopes.
Já o prefeito Laércio Ribeiro disse que a administração municipal fará um estudo aprofundado de toda situação para tentar diminuir impactos futuros. “O cenário pós-enchente é muito feio, com barro nas ruas e casas. A população tem trabalhando incansavelmente e ajudado muito os nossos servidores. Pedimos a compreensão de toda a comunidade, juntos vamos chegar lá e recompor a cidade até melhor do que estava antes”, reforçou.