Prefeitura de João Monlevade lança agendamento online de consultas e exames médicos
Facilidades estão no App Conecta Monlevade. Marcação presencial continua.
Nesta quinta-feira (9), a Prefeitura de João Monlevade lançou mais uma funcionalidade do aplicativo Conecta Monlevade. Agora, para mais comodidade da população, está disponível online os serviços de marcação de exames e consultas com especialistas. A inovação passa a valer a partir desta sexta-feira (10).
O lançamento do serviço ocorreu no auditório da Prefeitura e contou com a presença de autoridades, vereadores, servidores municipais e convidados. Durante o evento, a secretária de Saúde, Raquel Drummond, ressaltou que os agendamentos estão inseridos em projeto piloto de informatização dos serviços e que a marcação presencial continua sendo feita conforme é hoje. “Estamos caminhando para estender a tecnologia para as demais consultas”. Para auxiliar a população, a secretária pontuou que profissionais da saúde que atuam nas unidades municipais estarão a postos para explicar e auxiliar no manuseio do aplicativo.
O presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Maciel (Podemos), enalteceu a iniciativa da administração municipal em desburocratizar os serviços públicos. “É um benefício para todo cidadão, que não precisa se deslocar para a marcação dos exames e consultas”, falou.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), foi categórico ao apontar a importância da implantação das marcações online. “O agendamento mostra que a saúde é sim a prioridade da nossa administração. É um serviço moderno e transparente. Com planejamento, estamos investindo cada vez mais na saúde de nossa cidade”, disse.
Finalizando, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro, reforçou que os agendamentos online colocam o município no hall das Cidades Inteligentes. “Esse é o caminho. Estamos avançando na área tecnológica, cuidando das pessoas e com a participação de todos”, pontuou o prefeito ao se referir à colaboração de várias secretarias e entidades na implantação dos serviços digitais pelo aplicativo.
População pede modernização na marcação de consultas
Acabar com as filas geradas nas marcações de exames e consultas foi o que motivou a administração municipal a implantar o agendamento online. Os trabalhos também foram pautados na consulta pública realizada no mês de maio para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023, quando apurado que 62,5% dos participantes sugeriram a modernização do sistema de marcação de consultas e exames. “Estamos oferecendo mais conforto e comodidade aos cidadãos, evitando assim formação de filas nas unidades”, destacou o agente de Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Thiago Henrique dos Santos.
Mais investimentos
Ainda durante o lançamento da nova ferramenta do aplicativo Conecta Monlevade, a administração municipal anunciou mais investimentos na saúde. As ações estão em andamento e devem ser finalizadas ainda neste ano. São elas: projeto executivo para construção da UBS Carneirinhos, compra de novo equipamento digital de raio-x e ultrassonografia para atender o serviço municipal de diagnóstico, entrega do novo Posto de Saúde do Novo Cruzeiro, informatização da saúde através da aquisição de 30 computadores e software de gestão e ainda avanço na disponibilização de mais agendamentos e serviços online.
Como utilizar o serviço?
O Conecta Monlevade está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iPhone. Para ter o aplicativo no seu aparelho móvel, é necessário acessar a loja de aplicativos do seu celular – App Store ou Google Play – e pesquisar “Conecta Monlevade”. Após clicar em baixar, é preciso criar seu cadastro em “Registrar” e fazer o login.
Ao entrar no aplicativo, é preciso verificar se está na página inicial denominada Serviços. Depois, busque o ícone “Solicitação de Serviços” e selecione a opção “Marcação de Consultas Médicas” ou “Marcação de Exames Médicos”. É necessário preencher as informações e anexos para conseguir salvar seu agendamento.
Presentes
O evento contou com a presença dos vereadores Revetrie Teixeira (presidente da Comissão de Saúde da Câmara -MDB), Lieberth Oliveira Silva e Fernando Linhares (ambos da União Brasil), Belmar Diniz (líder do prefeito na Câmara -PT), Bruno Cabeção (Avante) e Marco Zalém Rita “Doró da Saúde” (PSD).
Também estiveram presentes o provedor do Hospital Margarida, José Alberto Grijó; o gerente executivo da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), Iarley Quintão, o presidente da Associação de Cooperação e Integração dos Portadores de Deficiência de João Monlevade (Acinpode), Elias Gonçalves, e a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fabíola Heberth.
Também esteve presente a secretária municipal adjunta de Saúde, Simone Borba, a coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), Viviane Ambrósio; o procurador jurídico do município, Hugo Lázaro Marques; o secretário de Administração, Gilberto Barcelos; o assessor de governo, Gentil Bicalho; o chefe de gabinete, Geraldo Giovani Silva; e as responsáveis pelo Setor de Marcação de Consultas e Especialidades Neusa Maria Lima (Neusinha), Luana de Oliveira Santos e Renata Motta Silva.