Escola humanizada: Psicólogas e assistentes sociais integram a rede de Educação de João Monlevade
A rede municipal de Educação de João Monlevade conta com novos profissionais que vão atuar diretamente com os estudantes, professores e toda comunidade escolar. Foram contratadas, por meio de processo seletivo simplificado, três psicólogas e três assistentes sociaispara realizar o trabalho psicossocial nas escolas.
Em maio, foi assinada a lei nº 2460/2022 que acrescenta esses profissionais no quadro permanente de servidores da Prefeitura. A contratação regulamenta a lei federal 13.935/19, que institui que as redes públicas de educação básica devem contar com esses serviços.
Segundo a Secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, o grupo foi dividido em três duplas que serão responsáveis por desenvolver ações que visam a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental. “Além disso, a equipe vai nos auxiliar a tratar temas como bullying, racismo e preconceitos de qualquer espécie para que haja na escola o respeito à diversidade e a inclusão, colaborando na abordagem psicossocial”, destaca.
Para a assistente social Cléa Magna e para a psicóloga Marcela Correa Borges,que foram direcionadas para atuarem nos Centros de Educação Municipal Infantil (Cemei´s), o trabalho tem sido instigante e repleto de possibilidades. “É com grande prazer que estamos compondo esta equipe pioneira nos Cemei´s de João Monlevade”, disse Cléa.
Também integram a equipe psicossocial da Secretaria Municipal de Educação as assistentes sociais Iula Pereira e Elizabeth Toneli, bem como as psicólogas Cibele Silva e Susan Monteiro dos Santos.