Cidadão sugere criação de usina de geração de energia através do aproveitamento do lixo urbano
Proposta foi apresentada durante reunião da Comissão de Participação Popular
Na tarde dessa segunda-feira, 19, o morador do bairro Nova Esperança, em João Monlevade, Claudionor Magalhães de Oliveira, participou da reunião da Comissão de Participação Popular, quando apresentou um projeto de “Cogeração de energia através do aproveitamento do lixo urbano”.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Comissão, vereador Marquinho Dornelas (PDT) e contou com a participação dos vereadores Belmar Diniz (PT), Pastor Lieberth (União), do representante da Secretaria de Planejamento, Thiago Henrique dos Santos, representantes da Divisão de Meio Ambiente, Sara Souza Elói, Raquel Guerra Lopes, e Leidmara Quaresma da Silva, responsável pela empresa Liarth, Fabiano Júnior Barbosa Rossi e o assessor jurídico, Alexandro Pastorine.
Na oportunidade, Dornelas lembrou que esta é a última reunião do ano promovida pela Comissão. Ele destacou que durante este período, foram apresentadas várias propostas com temas diversos. “Entendemos que a participação popular é fundamental para o funcionamento das engrenagens que regem o município. Hoje, o cidadão tem voz na Casa Legislativa”.
Marquinho também explicou que a proposta apresentada na reunião desta quarta-feira, visa fomentar o debate na cidade e região sobre o problema do lixo urbano.
Por sua vez, Claudionor explicou que uma pessoa gera em média 1,5 kg de lixo por dia. Com base nesta informação, ele apontou que no município a média de lixo gerado diariamente é de 1,2 toneladas. Segundo Claudionor, o lixão quando é desprovido de estrutura ideal para tratamento do lixo tem como consequências a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da poluição atmosférica. Outro agravante apresentado por ele se refere à proliferação de doenças como diarreia, amebíase, parasitose, entre outras como dengue.
Ainda em sua fala, ele sugeriu a criação de uma indústria de processamento de resíduos sólidos com geração de energia através do processo de carbonização.
O vereador Belmar Diniz, parabenizou a proposta apresentada. “Precisamos nos preocupar com a destinação correta do lixo. O Executivo tem trabalhado acerca do assunto e desenvolvido ações, como por exemplo, a promoção de cursos de compostagem, entre outros. Além disso, a secretaria de Planejamento tem buscado alternativas para trabalhar acerca deste assunto”.
O representante da Secretaria de Planejamento, Thiago Henrique dos Santos, se colocou à disposição para avaliar a viabilidade de execução do projeto, bem como buscar fontes de financiamento para sua instalação.
O vereador Marquinho Dornelas informou que pretende, no ano que vem, agendar uma visita ao aterro sanitário para conhecer a realidade do local bem como visitar uma usina nos moldes da que foi apresentada na reunião. Ele ainda endossou que os assuntos tratados serão analisados e encaminhados através de ofícios, projetos, anteprojetos ou indicações aos órgãos competentes.