Obra de “túnel-bala” começa em São Gonçalo do Rio Abaixo
Investimento em drenagem promete fim às inundações da região central
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo começou nesta quarta-feira (12) uma obra de grande porte que promete fim aos alagamentos e inundações na região central da cidade.
Trata-se da construção de uma galeria subterrânea, popularmente conhecida por ‘túnel-bala’.
Apesar da grandiosidade do empreendimento, a obra, provavelmente, não terá tanta visibilidade já que será construída sob a rua São Manoel, no trecho compreendido entre as proximidades da loja Brasileirão, cortando a rua Augusto Pessoa até chegar ao rio Santa Bárbara.
Serão cerca de 160 metros de extensão com 2,2 metros de largura e 2 metros de altura. A empresa Travessia Engenharia Ltda. de Belo Horizonte venceu o processo licitatório com o valor global de R$2.533.813,36.
O prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho fala da importância e da qualidade do empreendimento. “O túnel-bala é uma obra de engenharia moderna com potencial para evitar inundações em caso de grandes volumes de chuva. Eliminando ocorrências de alagamentos no centro da cidade, contribuímos para fomentar o comércio e o desenvolvimento contínuo em São Gonçalo do Rio Abaixo”, pontua.
A rua São Manoel, no entroncamento com a rua José de Pedro Barcelos, constantemente é alvo de alagamentos e inundações no período chuvoso. No trecho acumula-se as águas pluviais da avenida Central, juntamente com o volume das águas de chuva do bairro Santana e parte do bairro Vale do Sol. Em períodos de chuvas intensas, as redes fluviais não comportam o grande volume de águas causando as inundações. Além disso, a galeria existente não será eliminada, ampliando ainda mais a capacidade de vasão.
Solução
O túnel-bala consiste em uma obra de engenharia moderna que será construída em estrutura de concreto de alta densidade. A galeria subterrânea terá capacidade para receber grandes volumes de água, representando o fim dos transtornos em ocasião de temporais e chuvas com grandes volumes de água.
Visando agilizar a execução da obra será aberto um túnel de ataque na rua São Manoel possibilitando a execução de duas frentes distintas simultaneamente.