Crianças com deficiência ganham brinquedos adaptados em praças da cidade
As crianças que possuem algum tipo de deficiência de locomoção agora contam com brinquedos adaptados nas praças da cidade. A iniciativa da Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, visa proporcionar a integração entre as crianças e, assim, estimular o convívio entre elas. Os brinquedos foram instalados nos bairros República (Estádio Li Guerra), Vila Tanque (praça da Paz), Loanda (avenida Isaac Cassemiro) e Teresópolis (praça Rodrigo Cota Bastieri).
Um dos brinquedos permite a introdução da cadeira de rodas por meio de rampa. O outro é um balanço adaptado e tem também um gira-disco especial com pouco mais de três metros de diâmetro.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Samir Gomes, explica que os espaços foram escolhidos por contarem com fácil acesso para as crianças. Para a definição dos locais, Samir teve a ajuda do presidente da Associação de Cooperação e Integração das Pessoas com Deficiência de João Monlevade (Acimpode), Elias Gonçalves.
Elias Gonçalves destacou a importância dos brinquedos nas praças da cidade. “Brincar é fundamental na vida dos pequenos, pois desenvolve a imaginação e atiça a curiosidade. Brincar ao ar livre traz ainda mais vantagens, como o contato com a luz solar e a possibilidade de realização de atividades físicas, e não é diferente para as crianças com mobilidade reduzida ou deficiência, daí a importância dos parquinhos acessíveis”, explicou.
Para o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) é de extrema importância a instalação desses brinquedos adaptados. “O nosso objetivo é a interação entre as crianças, para que todas possam brincar no mesmo espaço divertindo umas com as outras. Tudo isso promove a inclusão e traz diversos benefícios para o bem-estar físico e emocional ”, disse.
O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento Econômico Fabrício Lopes (Avante) endossa a afirmativa do prefeito. “Além de permitir o acesso aos brinquedos a quem precisa, eles possibilitam a interação, já que todos dividem o mesmo brinquedo“, ressaltou.
O vereador Revetrie Teixeira (MDB) esteve na praça Rodrigo Cota Bastieri, onde teve a oportunidade de conhecer os equipamentos adaptados. “É a primeira vez que vejo brinquedos desse tipo. Achei a ideia muito boa porque, assim, as crianças podem brincar juntas”, afirmou. Ele, que é cadeirante, sugeriu pequenas adaptações para auxiliar ainda mais os pais e responsáveis das crianças deficientes nos espaços, como um manual de uso.