Dia da Água: Prefeitura e DAE realizam atividades culturais e educacionais na Praça do Povo
No Dia Mundial da Água, a Prefeitura de João Monlevade, em conjunto com o Departamento de Águas e Esgotos (DAE), as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação, Esportes e Lazer e a Fundação Casa de Cultura realizaram diversas atividades culturais e educacionais na Praça do Povo.
O objetivo foi conscientizar a população sobre a preservação da água. No local foram montados estandes com informações sobre o uso racional dos recursos hídricos, horta urbana, orientação de serviços prestados pelo DAE, trabalhos escolares que levaram à conscientização sobre a utilização da água de chuva nas residências, bem como apresentações culturais, dentre outras atividades.
O Dia Mundial da Água em João Monlevade teve o apoio fundamental da Secretaria de Educação para condução dos concursos de redação, desenho e vídeo. Todas as escolas do município foram inseridas na proposta. As ações do dia também contaram com a entrega de premiação dos concursos de fotografia, desenho, redação e vídeo, além de apresentação do professor Liniker Leandro, da Secretaria Municipal de Esportes, que animou as crianças ao lado de personagens infantis. Quem passou pela praça do Povo também pode se deliciar com pipocas e algodão doce.
Na abertura do evento, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), falou sobre o uso consciente da água nas residências e a preservação das matas ciliares. Ele visitou todos os estandes e destacou o empenho dos alunos nos concursos. “Passei em todas as barracas e os alunos explicaram muito bem sobre esse dia. Vi que as redações destacaram de forma geral como devemos usar de forma consciente os recursos hídricos”, ressaltou o prefeito parabenizando os alunos ganhadores.
Em sua fala, o diretor do DAE, José Afonso Martins, destacou a importância da preservação e o uso racional da água para que todos possam usufruir desse bem. “O que queremos com esse evento é despertar a sociedade, para coletivamente e individualmente abraçar a ideia de promovermos ações contínuas para preservar a água e o meio ambiente. Um dia para conscientizar e todos os dias para preservar: esse é o lema”, comentou lembrando que o envolvimento das crianças e adolescentes é uma ferramenta importante para, no futuro próximo, termos uma sociedade mais consciente sobre a preservação dos recursos hídricos.
Também estiveram presentes na abertura do evento, o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, o secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos, a diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, o presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, Fernando Linhares (União Brasil), os vereadores Belmar Diniz (PT) – líder do governo na Câmara, Leles Pontes (Republicanos), Gustavo Prandini (PTB) e Rael Alves (PSDB).
Educadores aprovaram o evento
Além da comunidade, as comemorações do Dia Mundial da Água contaram com a participação das escolas municipais Monteiro Lobato, Cônego Higino, Cicinha Moura, Centro Educacional, Efigênio Mota, Promorar, Governador Israel Pinheiro (Emip), Eugênia Scharlé e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) Luz aos Pequeninos dos bairros Loanda, Nova Monlevade, e de alunos das escolas Pedacinho do Céu e da Associação Monlevadense de Ensino Cooperativo (Amec).
As crianças e adolescentes que participaram das comemorações do Dia da Água demonstraram bastante consciência ambiental e preocupação com o meio ambiente. É o que explica a diretora da escola Eugênia Scharlé (Vila Tanque), Lúcia Aparecida da Silva, que esteve no local durante todo o dia levando as turmas. Ela comemorou bastante a conquista da estudante do segundo ano da escola, Beatriz Dias, de sete anos. Ela foi a primeira colocada no concurso de vídeos. “Fico bastante orgulhosa com a nossa aluna”, disse.
A professora Ana Paula Silva, da Escola Municipal Germin Loureiro (Vale do Sol), esteve acompanhando os alunos da escola nas atividades na Praça do Povo e falou da conscientização que as crianças possuem desde cedo nas questões do meio ambiente. Sobre o evento, ela contou que os alunos aprovaram as atividades que foram propostas. “Os estudantes gostaram muito e foram bastante participativos”, disse.
Outro que também esteve no local é o diretor do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Nova Monlevade, Gláucio Santos. Ele conta que a equipe pedagógica da escola tem trabalhado a temática da água com os alunos da educação infantil. O educador explica que antes das crianças participarem do concurso de desenho foi realizado um trabalho para que elas refletissem de forma lúdica sobre a preservação da água e a importância dela para as plantas e seres vivos. “As atividades de todos os alunos foram muito legais. A nossa escola possui um jardim grande que propicia o contato com a natureza e com isso a conscientização do não desperdício, que está para além do Dia da Água”, comentou.
Concurso
O concurso de fotografia, desenho, redação e vídeo contou com o apoio de diversos patrocinadores que doaram bicicletas, tablets, material escolar, caixa de som, lente para celular, câmera, tripé amador e iluminador.
Apoiadores: Depósito Nacional, Ramac Indústria Mecânica Ltda, Beto Motores Elétricos, Hidrosan BH Soluções em Saneamento, Monte Alto Comércio Ltda, Gonsimec Prestação de Serviços de Usinagem Ltda, Office Micro Informática Ltda, BH Materiais Hidráulicos Eireli, ArcelorMittal e Grupo Aqua Brasil.