João Monlevade e Região

Resposta do Hospital Margarida referente à matéria circulada na edição de número 585, de 14 a 20 de abril

Em resposta à matéria intitulada Hospital Margarida nega auxílio para paciente grave e Tito Torres consegue resolver o caso em outra cidade”, veiculado no Jornal O Celeste na edição de número 585, de 14 a 20 de abril, segue esclarecimentos por parte do Hospital Margarida, na íntegra:

Esclarecimentos em relação à transferência de paciente

Em relação a Matéria com o Título “Hospital Margarida nega auxílio para paciente grave e Tito Torres consegue resolver o caso em outra cidade”, veiculado no Jornal O Celeste na edição de 14 a 20 de Abril o Hospital Margarida apresenta os seguintes esclarecimentos:

Durante o período de internação no Hospital Margarida, a obrigação legal da instituição é alimentar o sistema com as informações atualizadas do estado de saúde, o que foi rigorosamente realizado.

A paciente citada na matéria deu entrada no Hospital Margarida em 30/03/2023, sendo prontamente atendida, realizados exames e solicitada a transferência de urgência para hospital que conte com especialista em neurocirurgia, serviço de alta complexidade que este nosocômio não possui.

Para transferência de paciente SUS as informações quanto ao estado de saúde são inseridas do sistema SUSFácil, o Estado de Minas Gerais é quem busca a vaga e realiza a gestão dos leitos para transferência da paciente.

Como informado na matéria a paciente através dos seus familiares buscaram o apoio judicial, o Ministério Público ingressou com Ação Judicial contra o ESTADO DE MINAS GERAIS, não contra o Hospital Margarida, solicitando que fosse providenciada a vaga de urgência à paciente em hospital que possua o serviço de Neurocirurgia.

Como o ESTADO DE MINAS GERAIS não disponibilizou a vaga para transferência da paciente, o Juiz do caso determinou que fossem realizados orçamentos em hospitais particulares para transferência da paciente.

Acontece que inclusive os Hospitais Particulares estão com dificuldade em disponibilizar vagas em serviços Hospitalares de Alta complexidade, conforme documentos em anexo o Hospital Lifecenter respondeu a solicitação judicial nos seguintes termos “esclarecemos que atualmente o Hospital Lifecenter não possui leitos disponíveis para atendimento”. O Hospital Metropolitano do Vale do Aço localizado na cidade de João Monlevade encaminhou e-mail em 12/04/2023, com a seguinte informação: esclarecemos “que neste momento o Hospital Metropolitano está com todos os leitos ocupados”.

Pelo exposto, resta esclarecido que a demora da transferência da paciente não se deu por culpa ou responsabilidade do Hospital Margarida, que cumpriu integralmente suas obrigações, de fato nos últimos meses a transferência de pacientes para serviços de alta complexidade estão mais difíceis, porém em razão de aumento da taxa de ocupação de leitos nos hospitais que possuem os serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *