Administração municipal fortalece parceria com Instituto Escola Conectada
Organização fornece internet de forma gratuita para escolas municipais de João Monlevade
O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) recebeu em seu gabinete, na última terça-feira (8), a coordenadora de projetos do Instituto Escola Conectada, Ana Paula Welsch da Silva. A entidade é uma organização da sociedade civil fundada em 2020 pela Datora Telecom e que fornece internet gratuita para as escolas municipais de João Monlevade Professora Cicinha Moura Simon, Centro Educacional de João Monlevade, Cônego José Higino de Freitas, Eugênia Scharlé, Governador Israel Pinheiro (Emip), Monteiro Lobato e Promorar.
O objetivo da visita foi permitir que a coordenadora conhecesse pessoalmente a cidade e as escolas beneficiadas pelo projeto, além de identificar novas demandas tecnológicas das instituições. Também participaram do encontro a secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, a assessora especial da pasta, Nair da Silva de Cássia, e a articuladora municipal do programa Educação Conectada da Prefeitura de João Monlevade, Sônia Maria Frade Almeida.
A coordenadora do Instituto Escola Conectada explicou que a organização surgiu no contexto da pandemia da Covid-19, em resposta aos desafios enfrentados pelos alunos para continuarem seus estudos. Diante disso, foram estabelecidas parcerias com provedores de internet para garantir acesso à rede nas escolas. “A tecnologia é imprescindível. A proposta da organização é transformar a realidade local e aprimorar cada vez mais os aspectos nas escolas. Para isso, sensibilizamos nossos parceiros e apresentamos os projetos desenvolvidos pelos alunos com o uso da internet”, ressaltou Ana Paula.
A secretária de Educação, Maria do Sagrado, destacou a importância da parceria com o Instituto, mencionando que durante a pandemia, poucas escolas municipais tinham acesso à internet. “Foi um grande desafio que superamos. Estamos trabalhando para expandir ainda mais essa abrangência”, frisou. A articuladora municipal do projeto acrescentou: “desejamos ampliar com equipamentos que possam melhorar a cobertura da internet em todas as áreas das escolas. Nosso objetivo é oferecer o acesso à internet com práticas pedagógicas inovadoras, possibilitando que o uso de recursos e equipamentos conectados, promova o desenvolvimento da cultura digital”.
Encerrando a reunião, o prefeito Dr. Laércio reafirmou o compromisso da administração municipal em desenvolver a cidade digitalmente. “Propostas como essas são o que nos motivam a continuar investindo em tecnologia e educação para oferecer um futuro melhor para nossos jovens e toda a comunidade”, ressaltou Dr. Laércio.
Instituto Escola Conectada
O Instituto Escola Conectada estende sua atuação a outras 75 escolas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Roraima e Espírito Santo. Em João Monlevade, a oferta gratuita de internet é viabilizada pelo provedor Vero.
A missão do Instituto é promover a educação, inovação e cultura por meio da democratização do acesso à banda larga, com o objetivo de impulsionar a inclusão digital e contribuir para a melhoria da educação local. Sua atuação destaca-se como uma ponte na construção de um ambiente educacional moderno e conectado, onde os estudantes podem explorar plenamente o potencial da tecnologia para aprendizado e crescimento.