João Monlevade e Região

DAE dá início à Sipat com foco na conscientização e bem-estar

Durante toda a semana serão realizadas palestras voltadas aos servidores

O Departamento Municipal de Águas e Esgotos de João Monlevade (DAE) deu início nesta segunda-feira (18) à sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento vai até sexta-feira (22), com palestras no anfiteatro do Centro Educacional, a partir das 7h15, com duração de uma hora de atividades.

Com o tema “Cuidando de mim, para cuidar do próximo”, a Sipat foi aberta pelo diretor do DAE, José Afonso Martins. O gestor reforçou a necessidade dos servidores da autarquia cuidarem uns dos outros. “É fundamental que cada um zele pelo bem-estar do colega. A coletividade é a chave para alcançarmos resultados ainda maiores. Vamos realizar nosso trabalho com o máximo de segurança possível”, destacou. A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Verônica de Souza Alves Pinho, endossou a fala do diretor e reforçou a importância da participação de todos. “Espero que aproveitem bastante as palestras. Teremos muito aprendizado”, falou.

O vice-prefeito e Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), expressou sua satisfação com a realização da Sipat e ressaltou a importância da saúde dos trabalhadores. “Tudo isso só é possível graças ao esforço de cada um de vocês. Para estarmos aqui, é preciso estarmos com saúde e bem. A segurança no trabalho é fundamental. Lembrem-se de que nossas famílias nos esperam no final do dia. Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho, então cada ação que tomamos deve refletir esse compromisso. Nossa prioridade é voltar para casa com saúde e segurança”, enfatizou.

O secretário municipal de Administração, Gilberto Barcelos, a engenheira de segurança do trabalho, Renata Aparecida de Freitas, e o técnico de segurança do trabalho da Prefeitura, José Geraldo Alves de Castro também participaram da abertura da Sipat.

Palestras

A primeira palestra da Sipat foi ministrada pela psicóloga Alba Casita e abordou a saúde mental do trabalhador, com foco na síndrome de Burnout. Durante sua apresentação, a profissional enfatizou a importância da prevenção e ressaltou a necessidade de tratar abertamente e se preocupar cada vez mais com a doença. “Esta é uma excelente oportunidade para todos nós. É uma chance para a empresa direcionar seus esforços para o bem-estar das pessoas, implementando programas de prevenção. Além disso, é uma oportunidade para os colaboradores refletirem sobre seus próprios propósitos e bem-estar”, frisou.

Nesta terça-feira (19), haverá palestra sobre autocuidado pessoal, com destaque na importância da ergonomia e dos exercícios físicos para prevenir lesões ocupacionais, com a fisioterapeuta Joselma Augusta Oliveira. Na quarta-feira (20), o gestor escolar Márcio Soares Egídio conduz uma palestra sobre trabalho em equipe. No dia seguinte, a sexóloga Nádia Guimarães abordará o tema das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Encerrando a semana de atividades, na sexta-feira, a psicóloga Alba Casita retorna ao palco para falar sobre Doenças Emocionais, destacando a importância de cuidar da saúde mental e buscar apoio quando necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *