Câmara de João Monlevade entrega certificados de participação aos alunos do projeto Parlamento Jovem
Os alunos participantes do projeto Parlamento Jovem 2023 receberam certificados da Câmara Municipal de João Monlevade, na tarde dessa quinta-feira, (05/10). A solenidade marca o encerramento do projeto. Esta é a 9ª vez que a Câmara participa do projeto, que está em sua 19ª edição. Cerca de 25 estudantes do ensino médio estiveram inscritos no PJ, sendo estes das escolas: Centro Educacional Roberto Porto (CERP), Manoel Loureiro, CESP, Luiz Prisco de Braga, Colégio Kennedy e Alberto Pereira Lima.
A cidade de João Monlevade integra o Polo Médio Piracicaba, composto também pelas cidades de Itabira, Nova Era, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo e Catas Altas. A coordenação do projeto no município ficou a cargo das servidoras Leticia Mafra, Nilma Linhares, Juliane Cássia Castro Simon, Giulia Leite e Conceição Mol.
O tema trabalhado este ano foi “Jovem e o Mercado de Trabalho”. Durante o ano, foram desenvolvidas várias atividades com os estudantes, entre elaspalestras, debates, cursos e bate-papos, para que os jovens se familiarizassem com o assunto. Após estudar o tema, eles elaboraram propostas que foram priorizadas nas Plenárias Municipal e Regional, até que seis foram levadas a votação na Plenária Estadual em Belo Horizonte, ocorrida no dia 22 de setembro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na ocasião, jovens de 132 municípios mineiros discutiram e votaram as matérias, culminando em um documento final com 12 propostas, entregue a Comissão de Participação Popular da ALMG.
Participaram da entrega dos certificados o vereador Belmar Diniz (PT), Bruno Cabeção (Avante), Gustavo Prandini (PTB) e Thiago Titó (PDT). Também estiveram presentes a Inspetora Escolar, Tereza Cristina Ferreira Oliveira, representando o Diretor da Secretaria Regional de Ensino de Nova Era, o coordenador do CAT-SINE, Gilliard Ribeiro, a chefe de Recursos Humanos da Câmara, Ana Paula Cota Moreira e a representante da ArcelorMittal Monlevade, Mônica Guimarães.
Em discurso, as autoridades destacaram o empenho dos jovens para a elaboração das propostas e o engajamento com o projeto. Além disso, eles ressaltaram a importância da participação do jovem na política e encorajaram os estudantes a continuarem atuando em prol do município.
Por sua vez, os alunos Rodolfo de Assis Bretas, Sthefany Ferreira Mendes Batista e João Lucas Costa compartilharam seus depoimentos sobre a experiência enriquecedora de participar no projeto. Com gratidão, eles expressaram profundo agradecimento à Casa pela oportunidade de envolvimento, destacando que o Parlamento Jovem não apenas os empoderou como cidadãos, mas também ampliou significativamente seu entendimento sobre a política. Eles ressaltaram como essa experiência os inspirou a se envolverem ativamente na sociedade, fornecendo-lhes uma base sólida de conhecimento e habilidades que certamente moldarão seus futuros.
Para 2024, o tema a ser abordado será “Jovem e o mercado de trabalho”.